15 de dezembro de 2010

Monstros - Os Homens de Sal do Deserto da Perdição


“Por que não vai sair na chuva? 
Por acaso é um homem de sal?”

“Por muitos anos, ouvi o famoso adágio ‘Por que não quer sair na chuva? Por acaso é um homem de sal?’. Essa frase muito me intrigava. Afinal de contas, em nosso mundo existem muitos povos e raças, criados pelos deuses. Alguns são humanóides, outros monstruosos, mas nunca vi nenhuma citação a uma raça de criaturas feitas de sal. Quando atingi certa idade, me tornei noviço na Ordem da Sabedoria de Tanna-Toh e passei a pesquisar profundamente sobre esse assunto. Depois de alguns anos de busca infrutífera, a única coisa que consegui foi o apelido de ‘Salgadinho’ entre meus colegas da Ordem.
Mas minha perseverança era salutar. Em uma de minhas muitas expedições ao Deserto da Perdição, encontrei uma imensa bacia de sal. Empolgado, marquei o lugar em meus mapas e resolvi retornar depois, com um grande suprimento de água, alimentos e magias.
Avançar através da bacia não foi tarefa fácil, mesmo com a ajuda de um guia da tribo dos Sar-Allan. Embora a viagem em si fosse simples, pois a bacia era lisa e sem complicações de viagem, o vento constante carregava grandes quantidades de sal, forçando-me a cobrir o rosto, como meu guia, para evitar arranhões. Mas todas as dificuldades se tornaram uma vitória: encontrei sinais de vida inteligente, e no décimo sexto dia de viagem pela Bacia de Vamm (como a nomeei, em minha homenagem), encontrei a vila das criaturas!
Me apresentei a seus habitantes, usando uma magia para compreender sua linguagem. Fui recebido com alguma desconfiança, mas, ao ser levado à presença do chefe, notei que eles não eram de modo algum belicosos. Não portavam armas, não possuíam animais (de sela ou guerra). Conversei com o chefe, cujo nome não posso reproduzir (talvez o som de seu nome se assemelhe a Crackle-rickle-rockle-ruckle, mas não posso precisar). Descobri muito sobre este povo. O resultado de minhas pesquisas segue em anexo. Agora que retornei para o Reinado, trouxe comigo um pequeno homem de sal (cujo nome pode ser traduzido livremente como Twinkle-sparkle-crock-crock). Esfregarei-o nas fuças e na comida de meus adversários, hahaha! E nunca ninguém mais me chamará de Salgadinho!”
– Do relatório do clérigo de Tanna-Toh Vamm Ossalgar, sobre sua viagem ao Deserto da Perdição

Mais uma das muitas raças que os deuses despejaram sobre o mundo, os homens de sal eram desconhecidos até pouco tempo, embora já habitassem adágios e ditados populares, como este que abre o artigo. Seu idioma é complexo demais, e as poucas traduções que usamos servem para dar uma noção do som feito por estas curiosas criaturas. Eles possuem alguns vilarejos no Deserto da Perdição, mas mesmo lá são muito raros, já que seu maior inimigo é a água.

“Salgadinhos”

Ben10 - mas tem tudo a haver com os Homens de Sal...
 Os homens de sal são pequenas criaturas humanóides, medindo um metro a um metro e vinte. Suas cabeças são piramidais, com um dos vértices da pirâmide no lugar onde ficaria a boca de outras criaturas humanóides. Seus corpos são totalmente feitos de sal.
A cabeça não possui boca, ouvidos ou nariz, mas os olhos têm cores variadas (vermelho, verde, azul). Aparentemente isso se deve à concentração de outros tipos de sais na região ocular. Os olhos são ovalados. Os homens de sal parecem não poder ouvir ou cheirar, mas sentem mudanças na pressão atmosférica e na umidade do ar; usam essa habilidade para prever chuvas.
Os homens de sal comunicam-se por sons estranhos, semelhantes ao som feito ao se comer pão duro ou biscoitos, ou algo assim. Ainda não descobrimos de onde saem esses sons, mas eles se confundem perfeitamente com os sons próprios do deserto. Uma medida estranha, já que não possuem inimigos (nem mesmo os monstros gostam de comer os homens de sal – eles são intragáveis).
Não se alimentam de carne nem de vegetais; sustentam-se aparentemente do vento do deserto, que incorpora novos sais à seus corpos.
Eles reproduzem-se de maneira peculiar, análoga à dos espadas da floresta: destacam pequenos pedaços de si e o colocam num lugar de grande vento. Esse pedaço, depois de algum tempo, se desenvolve para a forma de um novo homem de sal. Desse modo, não possuem sexo definido.
O maior temor dos homens de sal é a água: o simples contato com a água os machuca e grandes quantidades de água podem dissolvê-los. Foi isso o que aconteceu com o pequeno homem de sal que acompanhava Vamm. A pobre criaturinha dissolveu-se durante a travessia do Rio dos Deuses, quando uma grande onda entrou no barco repentinamente. Não restaram vestígios para uma tentativa de ressurreição, já que o sal do corpo de Twinkle-sparkle-crock-crock foi totalmente dissolvido nas águas do rio. A própria umidade do ar já os deixa desconfortáveis e quase em pânico: eles tentam se esconder em qualquer lugar que pareça seguro.

A Saldável (sic) Vida dos Homens de Sal

Os homens de sal vivem em bacias salinas no Deserto da Perdição. A única conhecida pela civilização é aquela que foi descoberta por Vamm Ossalgar, nomeada Bacia de Sal Temperado pela Ordem de Tanna-Toh. Embora pareça muito mais lógico que os homens de sal deveriam viver nos subterrâneos, isso não é possível.
Os homens de sal sustentam-se pelos ventos do deserto; desse modo, precisam viver ao ar livre. Ainda assim, devem fugir da chuva e da umidade assim que estas se aproximam. Não é uma vida fácil.
Não constróem ferramentas de qualquer tipo, mas parecem ser capazes de formar, em algum tempo, ferramentas de sal a partir de seus próprios corpos. Usam estas ferramentas para construir seus iglus e guarda-chuvas de sal.
Os homens de sal acreditam que foram criados pelo deus sol, o grande inimigo da chuva, que em sua língua curiosamente assemelha-se ao nome do Vigilante: Ashr-Gher. O grande inimigo de seu deus é o terrível Plic-plic, senhor da chuva e das águas. Eles possuem clérigos entre os seus, mas não paladinos.
Os homens de sal conhecem e praticam a magia (que classificamos como salimancia), e conhecem a escrita. Escrevem diretamente em pedras de sal, em caracteres pictográficos muito complexos. Não foi possível decifrar nenhum, até agora. Os magos dos homens de sal dominam magias muito raras e desconhecidas, que lidam com o sal e a desidratação. Eles parecem ser os louvados defensores do povo em ocasiões especiais, como o surgimento da chuva, ou dos temíveis elementais da tempestade.
Psicologicamente, os homens de sal são um povo simples, que quer apenas viver e se multiplicar em paz. Dada sua natureza, isso é bem difícil... Alguns membros da raça, como o pobre (e dissolvido) Twinkle-sparkle-crock-crock, têm grande curiosidade sobre o mundo exterior. Esses podem se tornar aventureiros (infelizes e de vida curta, é verdade).

Tormenta RPG

·        Habilidades: Força –2, Constituição +4 e Sabedoria +2
·        Tipo: Humanoíde
·        Tamanho: Pequeno
·        Deslocamento: 6m.
·        Corpo Cristalino: O corpo dos homens de sal tem certas propriedades especiais. Armas de corte ou perfuração nunca causam dano adicional em caso de acerto crítico; o corpo fornece um bônus de armadura natural à CA igual a +5.
·        Mãos Moldáveis: podem transformar suas mãos e pés em armas ou ferramentas de vários tipos; o dano máximo de qualquer arma é 1d8 (não é possível criar máquinas complexas, que tenham rodas, engrenagens ou peças soltas. Copiar ou modelar peças muito complicadas pode exigir um teste da perícia Ofício (escultura) para objetos como chaves por exemplo).
·       Vulnerabilidade Salitrica:  ataques sônicos ou vibratórios (como nas magias Grito ou Despedaçar) causam o dobro do dano; ataques à base de água (mas não de gelo) causam o dobro do dano e dão um redutor de –4 nos testes para resistir à magia; o próprio contato com a água causa 3d6 de dano por rodada; umidade elevada causa 1d6 de dano por rodada.
·        Medo de Água: Quando pressentem a presença de água ou umidade, homens de sal devem passar num teste de Vontade com penalidade de –4 para não entrar em pânico.
·        Sentidos Deficientes: Homens de sal não conseguem ouvir bem outros idiomas, embora outros sons soem claramente para eles. Eles também não conseguem sentir odores ou sabores.
·        Analfabetismo: Assim como os bárbaros, os homens de sal começam sem a habilidade de ler e escrever, embora possuam uma linguagem escrita própria. Eles devem gastar 2 pontos de perícia para ganhar a habilidade de ler e escrever outros idiomas.
·        Idiomas Automáticos: Homem de Sal
·        Idiomas Bônus: Nenhum
·        Salimancia: Todos os homens sal começam o jogo com 1 ponto de magia mais modificador de sabedoria. A cada 2 niveis eles recebem 1 ponto de magia.

Salimancia: As Mágicas dos Homens de Sal
 Salgar
Nivel: Arcana 1 (ar), Tempo de Execução: Ação Padrão, Alcance: 15m, Efeito: Área de 5m² Duração: permanente, Teste de Resistência: nenhum

 Esta magia faz com que o alvo subitamente seja coberto por sal. O alvo pode ser animado ou inanimado, móvel ou imóvel, mas apenas uma área de 5m2 pode ser salgada por vez. Os salimantes dos homens de sal utilizam esta como se fosse uma magia de cura (e de fato, a mágica pode curar 2d6 pontos de vida em um homem de sal), mas podem utilizá-la para outros propósitos. A magia deve ser utilizada através do toque.

 
Pedra de Sal
Nivel: Arcana 3 (rocha), Salimancia 3 Tempo de Execução: Ação Padrão, Alcance: 30m, Efeito: Área de 15m² Duração: Até o Ar area ser renovado, Teste de Resistência: nenhum  

Este feitiço, um dos raros feitiços ofensivos dos homens de sal, invoca uma pedra de sal do tamanho de um balde e arremessa-o magicamente contra um alvo designado, causando 3d6 pontos de dano em criaturas hidratadas (em geral, qualquer criatura que possua água em abundância em seu corpo); 6d6 pontos de dano em criaturas aquáticas (elementais da água, elfos do mar, etc.); e cura 3d6 pontos de vida em homens de sal. A pedra de sal tem o alcance similar ao de um arco curto, e não tem efeito sobre criaturas rochosas ou cristalinas.

Guarda-chuva
Nivel: Arcana 1 (rocha), Salimancia 1 Tempo de Execução: Ação Padrão, Alcance: Toque, Efeito: Área de 15m² Duração: 20m, Teste de Resistência: nenhum

A mágica básica que todo salimante conhece, Guarda-chuva invoca uma barreira redonda de sal de um metro de diâmetro sobre a cabeça do próprio salimante, ou de um alvo que ele esteja tocando. Esta barreira resiste à chuva comum por até 20 minutos, depois se dissolve. Chuvas mais brandas ou mais fortes podem dobrar ou dividir pela metade o tempo de resistência do Guarda-chuva. Outros tipos de chuva (Tormenta, chuva de canivetes) podem ser resistidas conforme decisão do Mestre.


Iglu
Nivel: Arcana 2 (rocha), Salimancia 2, Tempo de Execução: Ação Padrão, Alcance: 5m, Efeito: Área de 1m³ Duração: 1 dia ou ver Texto, Teste de Resistência: nenhum

A versão avançada da magia Guarda-chuva, Iglu invoca um casebre circular muito pequeno, onde dois homens de sal podem ficar quase confortáveis, mas mal permite a entrada de um humano ou elfo (minotauros, nem pensar). O iglu é muito semelhante àqueles iglus da Favela dos Goblins, em Valkaria. Ele pode resistir à chuva comum por até 3 horas antes de se dissolver. Chuvas mais brandas ou mais fortes podem dobrar ou dividir pela metade o tempo de resistência do Guarda-chuva. Outros tipos de chuva (Tormenta, chuva de canivetes) podem ser resistidas conforme decisão do Mestre.


Desidratar
 Nivel: Arcana 1(água), Salimancia 1, Tempo de Execução: Ação Padrão, Alcance: 30m,  Duração: instantânea, Teste de Resistência: Nenhum

 Uma perigosa e poderosa magia salimante, Desidratar é conhecida em certas regiões mais ao Norte do Reinado, trazida por mortos-vivos do deserto e outros magos da região. Desidratar, ao ser lançada, parece um fino jato de sal, correndo em linha reta em direção ao alvo designado. Ao atingir seu alvo, ela começa a remover toda a água do corpo do alvo, e trocá-lo por sais. Homens de sal que tenham sido molhados regeneram o dano sofrido em poucos minutos. Criaturas hidratadas em geral sofrem 1d6-2 pontos de dano por rodada. Criaturas aquáticas sofrem 1d6+2 pontos de dano por rodada, e ficam mais lentas, até serem completamente transformadas em esculturas de sal.

Afastar Umidade
Nivel: Arcana 1(água), Salimancia 1, Tempo de Execução: Ação Padrão, Alcance: 30m, Efeito: Área de 15m² Duração: Até o Ar area ser renovado, Teste de Resistência: nenhum

 Outra mágica muito importante para os homens de sal, Afastar Umidade remove todos os traços de umidade dentro uma área de até 15 metros quadrados. Em geral é utilizada por homens de sal viajantes ou em cerimônias religiosas.


Autor: Jamil, o kender
Adaptação para Tormenta RPG: Fernando Brauner 

Nenhum comentário:

Postar um comentário