17 de janeiro de 2018

Ravenloft - Cenário de Campanha

http://www.4shared.com/office/b2PTdHggca/RAVENLOFT_-_Cenrio_de_Campanha.html




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Ravenloft é um cenário de campanha para o Dungeons & Dragons RPG. É uma existência espaço-tempo uma dimensão alternativa chamada "bolsa" com o nome "Semiplano do Pavor", que consiste de uma coleção de peças de terra chamada "domínios" reunidos por forças misteriosas conhecidas apenas como "The Dark Powers" (os Poderes Negros ou Sombrios). Cada domínio é misticamente governado por um ser chamado de "Darklord" (Lorde Negro), que é uma pessoa ou um monstro que cometeu um ou mais atos de maldade tão sujos que atraíram a atenção especial dos poderes das trevas. Os darklords estão presos dentro das fronteiras de seus domínios e não podem escapar por qualquer meio, embora a maioria possa fechar as fronteiras do seu domínio com um pensamento. Dentro de seus domínios, os darklords são sempre atormentados por seus objetos de desejo (muitas vezes os objetos pelos quais eles cometeram seus crimes) Cada lorde negro tem desejos e motivações diferentes, amor,desejo, a fome, vitórias gloriosas, inveja, derrota e humilhação de seus inimigos, etc.

Ravenloft é essencialmente um horror gótico. Mestres são encorajados a usar cenas que constroem apreensão e medo, culminando no eventual encontro cara a cara com o mal inominável. Os personagens têm um significado maior de seus atos, especialmente se eles são moralmente impuros, pois sempre há o risco de cair sob a influência dos Poderes das Trevas e, gradualmente, transformar-se em figuras do mal.
As brumas de Ravenloft podem aparecer em qualquer lugar do universo Dungeons & Dragons.

Os Poderes Negros (ou das Trevas, ou Sombrios; no original, Dark Powers)

Os Poderes das Trevas são uma força que controla o Semiplano do Pavor. Sua natureza exata e o número são propositadamente vagos, permitindo o desenvolvimento da história em conformidade com a tradição gótica de contar histórias, onde os heróis são frequentemente ofuscado pelo mal e ultrapassaram desconhecidamente forças além de seu controle.

Os Poderes das Trevas mais frequentemente servem como enredo para Ravenloft, especialmente no tocante aos Dark Lords, os governantes visíveis do Semiplano Ravenloft. Enquanto os jogadores são frequentemente atormentados e antagonizados pelos DarkLords, os Dark Lords são atormentados e antagonizados pelos Dark Powers. Naturalmente, a diferença reside no modo de poder: conquanto as aventuras possam focar muito em permitir que um grupo de heróis prevaleça sobre um Dark Lord (bem ao estilo de Drácula de Bram Stoker), nenhuma vitória dos Darklords sobre os DarkPowers é concebível . Vecna (um semi-deus e lorde negro), fez planos não só para escapar de Ravenloft, mas também para destruir os Poderes das Trevas. Obviamente, falhou.

Na maioria das vezes, os Poderes das Trevas fazem seus desejos e intenções conhecidas por meio de manipulações sutis do destino. Assim, o vampiro da Baróvia, o Conde Strahd von Zarovich, faz muitas tentativas de reconquistar o seu amor, Tatyana, mas todas estão fadadas ao fracasso; não obstante, os Poderes das Trevas agem de tal forma que ele nunca realmente perde a esperança.

Nem todos os Dark Lords reconhecem que os Poderes das Trevas diretamente, no entanto. Strahd, por exemplo, em suas próprias memórias, fala apenas de uma força conhecida como "Death", que zomba dele com as vozes de sua família e ex-colegas ao longo de sua vida. Vlad Drakov, o Senhor do Escuro de Falkovnia cujas expedições militares estão condenadas ao fracasso constante.
Os Poderes das Trevas também parecem ser capazes de manipulações não-maléficas. Apesar de suas maquinações serem frequentemente diretamente responsáveis pela miséria de muitos dos habitantes de Ravenloft, eles também parecem desempenhar um papel de distribuidor da justiça. Alguns contos de inocentes que escaparam de Ravenloft para ambientes mais felizes são atribuídas aos Poderes das Trevas, que consideraram um ser digno de recompensa e libertação de seu domínio nebuloso.

A natureza exata dos Dark Powers de Ravenloft nunca é explicitamente descrito no material de jogo, com a exceção de alguns dos romances,  e mesmo assim de modo não-oficial. Em certo sentido, os Poderes das Trevas se destinam a ser eternos desconhecidos, uma matriz de caprichos, vontades imprevisíveis, cujas motivações e ações dos personagens o jogador não pode esperar entender.

Os Lordes Negros


Ravenloft é conhecido por seu uso de análogos de personagens de ficção de horror gótico e literatura e, raramente, figuras históricas. Exemplos incluem Conde Strahd von Zarovich e Vlad Drakov , que são análogos ao de Drácula de Bram Stoker, e sua inspiração histórica Vlad Tepes, respectivamente; Doutor Victor Mordenheim e sua criação, Adam , análogas ao  personagens doutor Frankenstein e sua criatura, de Mary Shelley; o heróico Dr. Rudolph van Richten é análogo à Abraham Van Helsing;  e Frantisek Markov é um análogo do personagem Doctor Moreau, de H G Wells.

Nenhum comentário:

Postar um comentário