21 de dezembro de 2014

O que faz um bom líder de Ordem

Texto publicado originalmente em https://axismundinwod.wordpress.com/

_________________________________________________________________

Quem um dia irá dizer que existe razão
Nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer
Que não existe razão?
Eduardo e Mônica (Renato Russo)
Muitos se perguntam o que faz um bom líder de Ordem. Alguns falam que é a capacidade gerencial, outros tantos falam que é o carisma e o quanto você se entrega a ordem e seus ideais. Mas isto não é o caso destas duas reitoras e conselheiras do Concilio de Nova York. Torah e Titania são exatamente como fosse o dia e a noite no quesito, mas há uma coisa que as une. Algo que nem arquimagia pode desfazer.
Titania, a Reitora do Mysteryum só conseguiu galgar os patamares de poder entre os mistagogos por uma mistura de talento acadêmico, ideal e um complexo jogo de troca de favores chamado de Guanxi. Muitos esperavam que ela fosse uma líder como seu pai, o mítico Arquimago conhecido pelo nome umbratico de Quarto Doutor, mas ela se revelou uma hábil negociadora e deu um novo propósito para a ordem. Se o Compacto de Nova York deu para os magos modernidade no quesito de leis, o Ateneu de Nova York deveria dar o exemplo de como deveria ser o credo e a ciência em um Ateneu. Tal ideal iluminou o coração e mentes da ordem. Ao invés de ficar presos a velhos livros e teorias formuladas durante o iluminismo os mistagogos passaram a pesquisar mais abertamente. Novos focos passaram a ser desenvolvidos. Todos os artefatos deveriam passar por um rigoroso processo de estudo que envolvia datação por carbono e estudos de materiais em paralelo ao estudo de decaimento de sua energia mágica, como uma forma de estudar o efeito do tempo linear e da força da mentira imposta pelos Exarcas nos artefatos supernos. Grimórios passaram a ser digitalizados e restaurados, artigos passaram a ser escritos sobre as expedições e todos os experimentos nos laboratórios deveriam ser gravados por um complexo de câmeras gerando uma visão de 360 graus do incidente.
Já o contrário ocorreu com Torah, ela subiu em sua ordem através de traição, jogos mentais, chantagem e humilhação. Algumas pessoas falam que ela usou de magia para retirar o seu antecessor. Outros falam dela se transformar em um homem jovem e bonito e que ela gravou  (na forma deste rapaz) uma relação sexual com o antigo reitor dentro de um carro e mais tarde entregou o vídeo para a filha dele em um supermercado em Nova Jersey, onde o reitor morava com sua esposa, falando para filha dele que este era o último lançamento das princesas da Disney. O que se sabe é que o antigo reitor abandonou o concilio de Nova York e se mudou para Los Angeles, alegando que foi transferido para outra unidade dentro da firma. Deixando o cargo vago para a única pessoa que era qualificada para ser promovida. Sob o seu comando os Guardiões do véu se tornou uma máquina a ser temida. O setor de mídia foi beneficiado, guardiões que faziam o serviço de rua passaram a receber pagamentos de fundos reorientados de diversas firmas com sede ou grandes escritórios em Nova York. E o principal, a ordem passou a odiar e isto foi estranhamente benéfico. O que era um grupo de magos praticamente desunidos e repletos de segredos e mentiras passou a ser um grupo coeso, eficiente, movidos por um ódio em comum por sua líder. E Torah, a Tigresa, passou a ser a Rainha das Vadias, a PNC (p* no comando) e a força motriz de sua ordem, gerenciando cada grande operação e deixando milhões no total breu em relação se existia magia ou não.
O que poucos suspeitavam quando Titania tanto quanto Torah ascenderam ao poder, que elas estavam namorando e que uma apoiava a outra em sua escalada. Tal apoio deu coragem para Titania ir contra os catedráticos do Mysteryum e deu serenidade a Torah quando ela dia após dia se tornava a tirana mais odiada entre os Guardiões. Nesta época as duas ainda não sabiam os seus respectivos nomes verdadeiros, mas seu relacionamento era estável e duradouro.
Com o passar dos anos as duas se tornaram parte do grupo de conselheiros que estão redefinindo as regras da sociedade mágica e moldando o eixo do mundo.
torah 2
Titania 3
Usando Torah e Titania como mestre
Torah e Titania são magas relativamente jovens para os papel que elas exercem (apenas 30 anos de idade), mas o que elas não têm de tempo dentro da burocracia das ordens elas tem em experiência em campo. As duas em conjunto agem como fosse um casal com um relacionamento amadurecido, apesar de tempos em tempos elas discordarem entre si em público e deixar diversas reticências e meias frases no ar dando uma ligeira pincelada sobre sua vida pessoal. As duas, apesar de seu relacionamento, vão defender suas ordens e pontos de vistas de maneira sincera e objetiva. Normalmente a pessoa que vai fazer mais afirmações e mensagens objetivas e claras será Titania, esta é a maneira que a sua senda  mais fica transparente. Já Torah, na presença de Titania, sempre falará insinuando os seus objetivos, deixando subentendidos e ordens implícitas. Não será raro que esta mastigos vá usar qualquer um presente na sala para deixar Titania com uma ligeira crise de ciúmes ou a pessoa constrangida. Em nenhum momento as duas irão esconder sua orientação sexual. Pobre será a pessoa que tentar usar uma das duas ou as duas. Se o inferno não conhece fúria maior que a de uma mulher, então nem o abismo conseguirá pará-las no ato de aplicar uma correção nesta pessoa.
Titania 2
Usando Titania como mestre
Titania, apesar de seu cargo, é uma pessoa bem acessível. Ela acredita que sua ordem e o concilio da cidade precisam ter uma gerência mais orgânica, com os magos e os auxiliares (sonâmbulos, proximii e adormecidos a serviço) tendo acesso direto a ela apenas marcando uma hora. Sua personalidade é doce e suave.Ela sempre ouvirá o seu problema até o fim, sempre tentará ser a mais sábia possível em seus conselhos. Porém, ela não apenas irá te aconselhar, ela te dará ordens de maneira clara, e segundo no ponto de vista dela, todas para o seu bem. Em diversos momentos a sua senda, Obrimos, costuma ser visível. Sua atitude incisiva e o dom para o comando transparecem. O nome umbrático de Titania não foi escolhido por ser romântico ou fofo. Ela tem seus caprichos e suas certezas e ninguém a fará mudar de opinião.
No dia a dia ela costuma usar sua secretária, Cora, para transmitir as ordens que ela deu. Normalmente Cora age como um filtro. Caso os jogadores venham a ela em um momento não propicio Titania deixará toda a doçura de lado e será incisiva em suas ordens, algumas vezes soando mais como fosse um sargento do que uma sábia. No dia seguinte provavelmente os jogadores terão um presente ou um outro agrado como forma de compensar o momento ruim. Muitos pensam que isto é uma ingenuidade, mas é desta maneira que ela forja laços empáticos com as pessoas ao seu redor.

torrah 3
Usando Torah como mestre
Torah é o fruto de seu meio. Ela é filha de um agiota coreano e sua esposa americana. Ela cresceu em um ambiente que a força e esperteza era um dos principais elementos de sobrevivência. Muitas pessoas se iludem com as aparências, ela aparenta ser muito mais nova do que ela é e ela sabe como usar isto ao seu favor. Muitos falam que ela anualmente vai para um Thyrsus na Australia ou no Brasil e permite que ele molde o corpo dela dando um eterno ar que ela tem 20 anos ao invés de seus 33.Tal vaidade se reflete em como ela rege sua ordem.  Ela não admite falhas, ela costuma ser dura em suas punições e em algumas vezes é deveras criativa em como ela pune. Não é raro dela usar terceiros para aplicar tais punições. Ela tem um certo sadismo, mas isto é um traço de psicopatia, a perturbação mental severa que ela adquiriu com o passar dos anos e dos paradoxos em sua vida.Uma das coisas que mantém Torah longe de seu problema é a presença de Titania. A Obrimos é como fosse um raio de sol em sua vida e por ela, Torah, será capaz de mudar, o outro momento que ela é acessível é quando ela está na prancheta de desenho em seu apartamento, normalmente é o momento que ela exorciza todos os seus demônios interiores transpondo no papel. Poucos sabem que ela trabalha como uma desenhista profissional para uma grande editora de quadrinhos em Nova York. Ela mantém um emprego como uma artista gráfica para o setor de encadernados, cuidando basicamente de dar retoques e repaginar  gibis como Hellblazer, A Hora da Bruxa, Livros da Magia e mais recentemente Liga da Justiça Dark, Monstro do Pântano e Homem Animal para as encadernações.
Quando ela não está sendo dura e sendo a personificação do diabo na terra, como a sua senda sugere, ela é uma pessoa bem inteligente e simpática, mas este lado ela só apresenta para os seus escolhidos. Normalmente ela costuma chamar seus protegidos para jantares e não é raro dela chama-los para conversar amigavelmente no François, o restaurante predileto dos magos do Concilio, ou o bar Hawkeye que os guardiões usam para descansar e trocar informações e até mesmo casos, que fica no Brooklyn.
Titania
Titania
Nome: Diedre Mac Gonagle
Nome Umbrático: Titania
Altura: 1,70 kg
Peso: 60 kilos
Cabelo: Louro
Gnose 8
Arcanas principais: Forças 5, Primórdio 5, Matéria 4, Espaço:3
Habilidades principais: Ocultismo, Erudição, Politica, Socialização, Oficio (Desenho), Ocultimos (Geomancia), Ocultismo (Semiótica), Oficio (encadernação e reforma de livros), Investigação (pesquisa)
Background: Diedre é a filha mais nova de um antigo mago conhecido como o Quarto Doutor. Ele e sua irmã Dylan cresceram em uma casa no distrito de Staten Island. A casa na parte de cima era um local de moradia bem ampla e perfeita para duas meninas crescerem. Durante os primeiros anos de vida ela cresceu em uma família exemplar. Seu pai era um engenheiro civil bem conceituado, responsável por obras de infraestrutura na construção de diversos condomínios e de reformas urbanas. Sua mãe era uma dona de casa exemplar e membro ativo da Igreja Nossa Senhora da Batalha e ela fazia questão de levar as filhas para quase todas as atividades da paróquia. Além disto elas ainda tinham os amigos dos pai, como o Tio Fênix, o Tio Maestro Celeste e a professora delas a Tia Santangelis.
A vida de Diedre e Dylan mudou radicalmente quando a sua mãe morreu em um acidente. Foi a primeira vez que ela viu os amigos do pai se reunindo e agindo em conjunto. Fênix foi logo atrás dos vestigios emocionais do acidente, Santangelis prontamente partiu para a casa do líder da Escada de Prata reportar a morte de uma proximus da família Priamid. Já o pai de Diedre pediu para as filhas sentarem em uma cadeira na sua oficina no porão e pediu que elas fechassem os olhos. Ele sabia que Dylan era uma sonâmbula e ele arriscou em pensar que Diedre também era. O ritual foi um sucesso. Ele descobriu o que Fênix não tinha achado. O acidente nada mais era do que a manipulação do então Maestro Celeste, hoje em dia conhecido como o Tetrarca da Nova Inglaterra e Costa Atlântica do Canadá – O Mestre. A mãe de Diedre fora morta por ele em uma tentativa de parar o progresso do Ananke criado pelo mago fantasma conhecido como Gaen.
Os anos se passam e Dylan e Diedre continuam as suas vidas. A morte de sua mãe tornou as irmãs inseparáveis. No fim da adolescência Dylan conhece Louis Harper e as irmãs passam a se disntanciar. Diedre passa a se dedicar a religião e fica fascinada com a arquitetura ao acompanhar a reforma da Igreja de Nossa Senhora da Batalha ao notar que para se construir algo belo primeiro em que se dedicar e amar ao belo. Um pouco depois que ela entrou na faculdade, sua irmã, Dylan tinha se casado com o seu namorado da adolescência. Na época Diedre estava se dedicando a faculdade de Arquitetura da New York City College. Alem de estudar ela tinha entrado em um grupo cristão mais radical com o propósito de “curar” gays e lésbicas do campus. Diedre nunca tinha namorado e sempre tinha se dedicado aos assuntos da igreja ou em ajudar seu pai. No grupo ela conheceu Ella Cochram, uma aluna de belas artes prestes a abandonar a universidade. Ao invés de Diedre convencer a Ella que ser heterossexual era a única opção Ella deixou a semente da dúvida se Diedre era ou não hetero.
Durante os anos da faculdade perto da data do aniversário de sua mãe Diedre fora com o pai a um jantar na casa de sua irmã em Greenwitch Village. O prato do dia era um assado que ela preparara. O que Diedre não sabia era que o que ela estava comendo era a carne de seu cunhado. O pai de Diedre já então Tri-mestre, já tinha chegado ao sexto grau de conhecimento no destino e era o reitor e Hierofante do Mysterium; notara o peculiar sabor da carne e foi analisar profundamente o que estava acontecendo. Ao analisar ele notou que tanto sua filha quanto seu neto não eram seres reais. Eles não tinham vínculos naturais aos eventos do passado. Ele então sem pestanejar rompeu os laços dos dois seres com o destino o que acabou desfazendo-os na frente de Diedre.
Diedre no momento que viu o que seu pai fizera deu o gatilho que era necessário para o seu despertar. Sua mente fora levada para a abobada dos anjos e fora levada por nossa senhora em pessoa até a chave dourada, onde ela deixara a assinatura. Ao retornar a consciência o pai de Diedre apenas sorriu e disse “Bom dia, venha comigo, agora você irá conhecer o mundo”. O pai durante dois anos a treinara. Neste mesmo tempo ela aprendeu tudo o que o pai conhecia sobre magia. Logo após ao treinamento ela fora apresentada ao concilio da cidade. Diedre, já conhecida como Titania, não foi designada a nenhuma cabal e o pai deixou-a trabalhando na ordem. Durante os anos iniciais Titania fora uma peça vital da ordem. Ela era sempre a especialista em geomancia e arquitetura de sanctums que era chamada. Durante o fim da decada passada e inicio desta decada  ela conhecia todos os sanctuns de Nova York e muitos dos de Boston e Washington DC.
Nos meados do inicio do século Titania fora recrutada para fazer parte de uma cabal. A função da cabal seria resolver os conflitos iniciados com a morte do então Sentinela da cidade e iniciar o projeto da construção da cidade de Arcadia. No inicio Titania projetara as casas e fez o plano urbanistico, Torah ficou designada em preparar as apresentações do projeto e cuidar da construção do Cofre XIII na cidade. Deja Thoris projetou a malha de segurança e era a responsavel pela contratação dos peões de obra e por fim Morrigan cuidava da parte mais sensível do projeto, fazer a triagem dos projetos que seriam aplicados na cidade, como o sistema de reaproveitamento de água, o sistema de coleta de luz solar para gerar energia e manter o Conselho Livre devidamente engajado com o projeto.
A cabal era um sucesso até que Morrigan se aproximou de Titânia. O intuito da encantada era “estreitar os laços” entre as duas. Titânia ainda era muito dura e já tivera alguns relacionamentos realmente frustantes tanto com despertos quanto adormecidos. Já Morrigan exalava confiança, suavidade e sutileza, coisas que Titânia sempre valorizava. O porém é que Torah fora tomada pelo ciume e não queria que Morrigan tivesse um quinhão de felicidade. Ela e Morrigan nunca se deram bem por motivos pessoais e ideológicos. E Torah passou a investir em Titânia também. Com as duas magas cortejando Titânia e a teurgista com os sentimentos já fragilizados foi fácil dela admitir que uma das duas seria sua primeira namorada. Torah jogou sujo, ela usou de manipulação sutil com as arcanas de mente, espaço e destino fortalecendo os laços entre as duas até que o estágio de intimidade fosse inquebrável.
Uma vez com Torah sendo a vencedora em sua guerra pessoal Torah e Titânia passaram a ter um relacionamento que não foi fácil de se manter. As duas brigaram e voltaram diversas vezes até que veio a cabal Duas Torres e a vida dela mudou. Primeiro eles resgataram o seu sobrinho e rompe a ausência de vínculos entre os dois. Titânia depois resolve se dedicar ao sobrinho praticamente tornando a mãe dele. Só que os pecados do passado lado a lado com o que foi feito entre ela e Torah geram uma série de desconfortos e uma punição. Agora Titânia busca uma vida estável casada com Torah.
torah 1
Torah
Nome: Paige Kim Lee, Song In Ae ou Paige Fujikawa, mais 9 nomes
Nome Umbrático: Torah (Tigre)
Altura: 1,63 m
Peso: 51 kg
Cabelo: Preto (antes do paradoxo), ruivo (depois do paradoxo)
Gnose 7
Arcanas principais: Mente 5, Espaço 4, Vida 4, Sorte:3
Habilidades principais: Ocultismo, Dissimulação (golpes), Persuasão (sedução), Politica (gerencia de times), Oficios (armadilhas),Oficios (Desenho), Expressão (atuação)
Background: Há diversas histórias sobre ela, mas muitas destas histórias tem elementos em comum que as pessoas presumem que sejam verdade.
Paige era filha de um mafioso coreano, ou agiota ou quem sabe de um espião norte coreano, que veio para a América coordenar um esquema de lavagem de dinheiro, agiotagem para imigrantes coreanos e imigração ilegal. Ela cresceu em um subúrbio da cidade de Jersey. A sua infância foi bem de acordo com o esquema de princesinha da máfia. Boa escola, boas roupas, guarda costas, mas esta vida só a isolou e a deixou totalmente entediada. Um dia aos 16 anos ela em sua solidão dentro de seu quarto mergulhou em seu silêncio e este silêncio era infernal. Em questão de segundos ela estava cercada de demônios e viu o fruto de sua imaginação tomando forma. Ao chegar na torre da manopla de ferro ela assinou seu nome e ao lado pôs um desenho de uma carinha de tigre.
Ao voltar para o mundo caído ela viu que o mundo ao seu redor era algo simples e pequeno, algo que ela nem precisaria se preocupar pois ela sentiu que podia fazer tudo. Esta sensação de fazer tudo foi que chamou a atenção do então líder da escada de prata que tinha ido para a escola onde Torah era aluna e ele viu que a menina estava desenhando os pensamentos de todos os seus colegas. Durante a sua explanação sobre o que um economista faz ele passou a fazer uma fala repleta de sub-textos e informações em camada, o que acabou chamando a atenção da jovem maga.
O período de seu treinamento e porque ela entrou para os guardiões do véu foi um mistério e tem diversas histórias contraditórias. Logo após o seu  treinamento Torah passou a agir para os guardiões como uma eliminadora de conhecimento, porém ela passou a gostar mais da parte de matar as testemunhas. Ela chegou a matar tantos de maneira mais divertida e elaborada que a outra. Ela chegou ao ponto de ser considerada uma viciada no ato de matar. O que a levou para ser “curada” pelo mago Fênix, o antigo líder dos Guardiões e membro da cabal Quatro Direções. Ao voltar a Nova York ela recebeu uma missão de 6 meses na Coreia do Sul onde ela tinha a missão de Diversão e Distração (vulgarmente conhecida como fica aí parada e dê bola para o cara que viu magia sendo feita, principalmente se ele for feio).
Ao retornar em definitivo para Nova York ela serviu ao concilio em uma cabala chamada as 4 Donzelas onde ela, Deja Thoris, Titania e Morrigan faziam parte. A Cabal tinha por objetivo ser a principal cabal de resoluçao de problemas do concilio e preparar o terreno para a construção de Árcadia. Só que a Cabal deu errado. Torah e Morrigan brigaram pela atenção de Titania. Torah venceu a disputa, mas a Cabal desmoronou e durante o processo de implosão Deja Thoris e Torah se tornaram “leais inimigas” porque Deja Thoris se dedicou de corpo e alma a Cabal.
Após o fim da Cabal Torah se tornou uma “carreirista” dentro da Ordem com o objetivo de ficar livre da estrutura que a Ordem mantinha. Com o seu exito em missões curtas e mais tarde a sua introdução no setor de mídia quando ela se juntou ao esforço coletivo de tornar Harry Potter um sucesso global ela passou a subir rapidamente, até que ela viu que o atual líder da ordem na cidade não queria que ela prosseguisse mais pois ela acabou estimulando uma competitividade entre os membros mais jovens. Para resolver o problema Torah tomou uma decisão radical e partiu no processo de destruição do então líder. O ápice da destruição da vida pessoal dele foi ter sedado-o, depois ter levado a um carro e deixou um laptop aberto e gravando o ato “sexual” que ela fez sob a forma de homem. Logo após ela fez que todos os que trabalhavam com ele recebessem o vídeo em seus computadores assim que fossem pro trabalho no dia seguinte e mandou o dvd da gravação em uma caixa de dvd infantil para que sua esposa e filhos dele vissem querendo ou não…
Depois disto ela foi para o topo da piramide de poder e ficou livre de pessoas mandando nela. Infelizmente a ilusão de não receber ordens foi trocada pela responsabilidade de manter sua ordem coesa. Uma tarefa inglória.
A principio ela tentou ser eficiente de maneira administrativa, mas este esforço foi em vão. Os guardiões eram tão segmentados e desunidos que todos os esforços de dar apoio acabaram sendo infrutiveros. O passo seguinte foi o contrário. Ela lembrou algo que aprendeu nos dias em Seul:
O amor não une uma nação, apenas o medo e o ódio por algo diferente faz que as pessoas descubram o real sentido da união. Mesmo que seja por um breve momento.
Tomando isto como sentido Torah passou a fazer o que todos os guardiões não gostam: Microgerenciamento. Nos meses seguintes ela passou a microgerenciar a operação de cada um dos mais de 80 magos que estavam sob o seu comando. Ela despachou 33 magos para serviços de obtenção de verbas, desviando dinheiro de grandes corporações com sede ou grandes escritórios em Nova York, o resto ela passou a designar territórios de observação, funções duplas ou triplas, intervir em operações das cabalas e principalmente ela pessoalmente gerenciou a criação de seitas e subculturas presentes no grande labirinto que cobria não só a cidade de Nova York, mas metade de Nova Jérsei e parte dos estados adjacentes. O seu projeto foi um sucesso. A sua ordem estava a odiando e o sentimento só acabaria se tornando mais intenso com o passar dos anos. Com tal ódio ela fez que as cabalas com guardiões agissem de maneira mais eficiente, conseguiu que os líderes de facção dentro da ordem comunicassem entre si e deu para eles um propósito maior: “evitar que a PNC tivesse motivos de vir e cortar a verba adicional deles ou ordenasse uma caçada a espíritos de tartarugas que possuíram os corpos de artistas marciais nos esgotos do sul de Manhattan.
Graças as mudanças geradas os magos de Nova York passaram a partir para o próximo passo das mudanças feitas pelo compacto de Nova York: As cabalas-empresas. Tal conceito tinha nascido durante os anos de debate sobre o compacto. Tal conceito foi criado para que as cabalas passassem a ser auto suficientes economicamente e que pudessem gerar vínculos mais duradouros entre os magos. Além disto os Guardiões do Véu passaram a poder pagar os seus membros para que eles pudessem exercer de maneira continuada o seu papel sem que os empecilhos de uma vida profissional pudessem interromper campanas e infiltrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário