31 de outubro de 2019

Quando uma Aparição retorna ao mundo da carne

Por Odin Sama para o site Brasil In The Darkness
 
Este artigo é uma compilação de informações oficiais disponíveis na Edição comemorativa de Aniversário de 20 anos de Aparição: o Esquecimento.
 
 
Da sepultura ao berço. Há um ciclo para a vida e a morte. Você nasce, você vive, você morre, você pode renascer como uma Aparição, e então você mergulha para as profundezas do Oblívio. Então há o Reerguido, e eles são para a ordem padrão das coisas o mesmo que um martelo é para um prato.
Quando uma Aparição decide retornar como Reerguido, é o primeiro passo em um árduo e labiríntico processo. Os mortos não estão destinados a atravessar mais do que uma borboleta deveria se reinventar como uma lagarta. Isso não costuma acontecer, e certamente não é o caminho natural das coisas. Este, no entanto, é um mundo de horrores, e às vezes o portão pode ser forçado a abrir o outro lado, a Mortalha despedaçada por puro desespero e vontade.
Os jogadores podem optar por interpretar Reerguidos em histórias como qualquer outro personagem ou com personagens fantasmas preexistentes que precisam retornar as Terras da Carne. Aqueles personagens que começam como fantasmas enfrentam uma estrada perigosa para começar a tentar se tornar um dos Reerguidos. Não é uma tarefa fácil  —  o conhecimento sobre o processo é raro e proibido pelo decreto da Hierarquia, então apenas fazer perguntas sobre se tornar um Reerguido é, em si, um crime.
Uma vez que a Aparição comece a reunir as informações pertinente no Mundo Sombrio, ela ainda tem que aprender os Arcanoi adequado para possibilitar a transição. Isso leva tempo, e nem mesmo é a parte mais difícil ainda. Isso virá quando a Aparição se aventurar no Labirinto para tentar fazer um acordo com sua própria Sombra.
 
O que é um Reerguido?
 
Um Reerguido é uma Aparição que retornou do mundo dos mortos, atravessou a Mortalha e reanimou seu corpo, a fim de alcançar algum objetivo concreto. Isso só é possível com ajuda da Sombra, mas convencê-la sempre envolve um custo alto. Na maioria dos casos, a Sombra passará a residir em um dos Grilhões da Aparição, chamado agora de Conduíte, um objeto (ou animal de estimação) que é querido para o Reerguido. Mas na primeira oportunidade a Sombra trocará de lugar com a Aparição, e a Psique será empurrada para o Conduíte temporariamente.
Para se tornar Reerguido, uma Aparição deve primeiro adquirir conhecimento especializado e habilidades, particularmente alguns Arcanoi específicos (Puppetry 3, Lifeweb, Inhabit ou Embody em nível 1). Com esses Arcanoi em seu arsenal, ela então deve viajar fisicamente ao Labirinto para negociar um pacto com sua Sombra, essencialmente barganhando pela disposição da Sombra de ajudar a atravessar a Mortalha.
Se o pacto for feito com sucesso, ela, em seguida, utiliza o Arcanoi apropriado e emerge de volta para o cadáver da Aparição -  supondo que ainda esteja em boas condições de uso. Nesse ponto, ela começa a funcionar como um Reerguido.
Reerguidos são excepcionalmente resistentes, rápidos e fortes. Projetado para atingir um objetivo rapidamente e lidar com isso de forma eficiente, eles têm um tremendo potencial como máquinas de matar  — o que é parte da razão pela qual a Hierarquia está constantemente à procura de Reerguidos — e, principalmente, violam o Dictum Mortuum.
A maioria das Aparições só é reerguida por um curto período de tempo. A jornada para reerguer é longa e árdua, e os riscos do ressurgimento são numerosos e mortais. Como tal, poucos fantasmas na verdade, fazem a viagem, e a maioria deles chamam a atenção de espectadores Efêmeros ao longo do caminho.
Existem inúmeras coisas que podem dar errado, até mesmo para o mais bem-intencionado Reerguido: a facilidade de acumular Angst na Terra da Carne, o aumento do poder da Sombra, o potencial de ser visto como um morto-vivo e a tentação de começar a retalhar todos no mundo, mandando tudo pro inferno sem ligar pras consequências — todos esses fatores se juntam, para tornar a estadia de um Reerguido na Terra da Carne o mais sangrenta possível em um curto espaço de tempo.
Logo quando o Reerguido retorna a Terra da Carne e retoma seu cadáver, seu corpo está carregado de resíduos das memórias traumáticas do momento da morte, e como a alma se prende de volta à carne, essas memórias são uma explosão de uma espingarda de cano duplo, tão fortes e intensas quanto no momento em que elas aconteceram.
A Aparição revive seus momentos finais com uma súbita e terrível clareza dos sentidos. Depois disso, à medida que a memória residual escorre, o corpo recompõe-se novamente. Tecido e tendões que estão faltando, regeneram como videiras; ossos quebrados se juntam novamente de volta em peças sólidas; coração, cérebro, olhos e língua reabastecem suas cavidades, inflando o corpo Reerguido; pele se recupera; os músculos esticam, estalam e regeneram; fluidos de embalsamamento, vermes e qualquer outra coisa que não pertence ao corpo humano é expelido numa torrente como vômito. O processo é incrivelmente doloroso. Felizmente, acaba em questão de minutos, deixando o Reerguido com um novo problema: emergir.
A maioria dos Reerguidos foram enterrados, e um caixão é um aterrorizante lugar para acordar, especialmente com os sentidos fantasmas. A sobrecarga sensorial dá ao Reerguido a força aumentada pelo pânico para escapar. Felizmente, ele não precisa respirar ou comer. Assim, escapar do túmulo ou do mausoléu é uma questão de tempo e força bruta, mesmo que o Reerguido esteja gritando, ele não vai morrer sufocado. Mas é quando o Reerguido surge, as coisas ficam interessantes.
Ao retornar, o Reerguido cura a maior parte do dano causado por decomposição, mas as feridas que os mataram permanecem visíveis como cicatrizes. Eles são quentes ao toque, parecem vivos para o olhar casual, e não cheiram indevidamente à decadência. Mas a morte não deixa o Reerguido completamente. Um Reerguido pode coçar incontrolavelmente onde as larvas uma vez roeram carne, enquanto outro poderia ter a palidez misteriosa de um cadáver que passou muito tempo debaixo d’água. Não há regra rígida ou rápida, mas há sempre algo lá que sugere que o Reerguido voltou do além da sepultura. As Aparições Reerguidas também têm Sombras, geralmente elas passam a maior parte de seu tempo dentro de Conduítes, mas em certos momentos elas podem assumir o controle e usar o corpo do Reerguido para fins tortuosos.
 
 
O Conduíte
 
Quando uma Aparição entra em seu corpo e o recupera, a Sombra se separa para residir no Conduíte. O Conduíte é um dos Grilhões da Aparição, geralmente o mais forte, e passa a se destacar ainda mais dos demais servindo como o Conduíte do Reerguido.
Se por alguma razão o Reerguido se separar de seu Conduíte, ele recebe +1 na dificuldade em seus testes de Força de Vontade enquanto estiverem separados. Às vezes, o Grilhão é grande de mais e o Conduíte se torna algo ligado a ele, em vez do Grilhão em si. Uma casa de família é muito grande para servir como um Conduíte, mas o cachorro da família que mora lá é de um tamanho muito mais apropriado. Ao ser escolhido como um Conduíte, a Psique do animal é obliterada e o corpo se torna uma casca para a Sombra, que pode desfrutar de uma nova liberdade indisponível para conduítes imóveis.
Animais Conduítes tendem a seguir de perto suas Psiques, mas eles não são animais de estimação brincalhões. Potencializadas pela mobilidade e totalmente conscientes, as Sombras guiando os corpos de animais podem provocar todos os tipos de destruição.
Se a Psique for forçada a entrar no Animal Conduíte, ele pode usar bem os sentidos do animal, e até mesmo “fugir” de seu “dono” para forçar a Sombra a vir atrás dele (ao invés de embarcar no caos).
 
Fisiologia dos Reerguidos
 
Os Reerguidos habitam seus corpos, mas não vivem neles, eles não tem tato, são como mestres de fantoches, controlando as cordas mas nunca serão os bonecos. Eles podem perceber ferimentos mais graves porém, não desfrutarão dos pequenos prazeres da vida.
Reerguidos são bem semelhantes aos vampiros, possuindo inclusive uma aura pálida se observados por Auspícios. Eles possuem 10 níveis de vitalidade, e não recebem penalidades por danos, o que gera medo e desconforto nos seus oponentes.
E possuem dois Arcanoi próprios de Reerguidos, sendo eles os únicos que podem ser usados sem gerar um ponto de Angust adicional. Eles também podem gastar Pontos de Bônus para usar algumas habilidades sobrenaturais equivalentes as Disciplinas de Vampiro: Rapidez, Fortitude e Potência. Estas são movidas por Pathos em vez de Vitae.
Reerguidos são difíceis de destruir, caindo em um estado semelhante ao Torpor se receberem muitos níveis de dano, mas retornando bem mais rápido que um vampiro. E mesmo que seus corpos sejam desintegrados, eles vão provavelmente retornar a sua condição de Aparição.

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