30 de dezembro de 2017

Promethean - os Criados

Este não é uma tradução completa do livro Promethen: the Created, mas sim uma versão resumida e compilada (94 páginas), com o necessário para jogar Promethean: Os Criados, jogo do Novo Mundo das Trevas.
 
Livro traduzido por: Diego Suzanuwo e Henrique BG.
 
Texto extraído do Blog Mundo das Trevas.
 
"Prometheans são monstros criados por monstros. São almas incompletas habitando corpos que foram desmantelados, remontados e então animados, não pela vida, mas por uma imitação cruel da vida: uma misteriosa força alquímica - o Fogo Divino, roubado dos deuses por Prometheus."
Bem-vindo ao mundo dos prometheans, uma das mais bem escritas linhas do novo mundo das trevas. Esse novo ser sobrenatural foi baseado nas histórias e mitos sobre criaturas que foram reanimadas a partir de cadáveres com uma imitação alquímica da vida que por um lado os confere grandes poderes, mas por outro os torna párias, rejeitados não só pelos seres humanos, mas pela natureza em si.

IMPORTANTE: Essa linha não foi (e provavelmente não será) traduzida pela Devir. Sendo assim usarei muitos dos termos-chave em inglês.

Criação e Pilgrimage


A primeira coisa que o jogador tem que entender quando se propõe a jogar isso aqui, é que o promethean é um ser sofrido. Foi criado contra sua vontade, para viver uma série de tormentos e cuja única solução é se tornar humano através de uma jornada física e espiritual chamada de PILGRIMAGE.
Todo promethean (com exceção do primeiro de sua linhagem) foi criado por outro promethean, pois o rito de criação é uma etapa obrigatória no pilgrimage. Alguns criadores abandonam suas crias, pois não suportam o fato de impor essa condição a uma outra criatura; outros não. O primeiro promethean de cada linhagem foi um humano, que por algum motivo conseguiu canalizar o fogo divino para "dar vida" a algo que não deveria poder viver, esse criador humano recebe o nome de DEMIURGE. Se o rito de criação der errado (malditos dados) o criador não consegue passar o fogo divino para o corpo, podendo surgir uma ou mais PANDORAS - criaturas incompletas que precisam roubar o fogo divino de prometheans verdadeiros para se alimentar, caso contrário adormecem.

Alquimia


A alquimia é uma prática que mistura ciência e filosofia que nasceu na antiguidade e se espalhou pelo mundo. Seu princípio fundamental é a transformação de algo impuro em algo superior, como chumbo em ouro. E serve de base para a fisiologia dos prometheans.


Condição


A condição de promethean faz dessas criaturas muito mais fortes que humanos mortais, mas taz junto uma série de desvantagens que os faz ter uma vida de sofrimentos e rejeições. A potência sobrenatural deles, chama-se AZOTH e representa a intensidade do fogo divino que queima dentro deles. Esse azoth gera o combustível sobrenatural deles, o PYROS.  A moralidade dos prometheans é a HUMANIDADE.


Vantagens

Os prometheans são sustentados pelo fogo divino que fortalece o corpo e queima as impurezas, sendo assim eles são bem resistentes à fadiga, doenças e toxinas, além de não tomarem penalidades por danos. Eles podem comer qualquer coisa de origem orgânica para se sustentarem e não geram resíduos. Eles podem se curar com uso da eletricidade, que não lhes causa danos e sim os repara.
O fogo divino reanimou seus corpos e se preciso pode fazer isso de novo, logo os prometheans que foram mortos, ressuscitam 24h depois completamente curados, mas perdem seus todos os seus pontos de azoth menos 1. Isso só pode ser feito uma vez a menos que ele possua um poder chamado revivificação.

Desvantagens

Os prometheans são vida que não deveria existir, por tanto geram uma reação inconsciente de repulsa nos seres humanos chamada DISQUIET. Começa com algo sutil, depois passa à alucinação e problemas que vão consumindo a população local, se espalhando de pessoa-a-pessoa como uma doença contagiosa até que todos se voltam contra o promethean que é sempre culpado de todas as desgraças e a única opção é fugir. A natureza exata do disquiet depende de cada linhagem.
Como se não bastasse o ecossistema também é afetado se o promethean permanecer muito tempo em um mesmo lugar. Esse efeito é chamado de WASTELAND e se espalha na área em torno do promethean.
Para piorar eles são mais sujeitos à perturbações e sofrem de um tipo de frenesi chamado TORMENTO. Quando um promethean chega em uma nova região ele acorda pandoras adormecidas em uma área proporcional ao seu azoth.
Promethean os Criados é um desafio para o mestre e os jogadores. Consolidou uma tendencia do novo mundo das trevas de basear seus seres sobrenaturais em mitos reais. É um jogo de vidas roubadas e foi muito bem escrito para mostrar o sofrimento de uma vida atormenta em busca da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário