11 de agosto de 2013

Dicas de Mestre - O Enredo


Esta postagem, é trazida até nós pelo pessoal do site RPG Brasil, e tem como objetivo facilitar a vida dos mestres, tanto daqueles iniciantes, com pouca experiência, como daqueles mestres que jogam a algum tempo e que estão precisando de alguma ajuda.
Trataremos aqui de um dos assuntos mais básicos e primordiais de um jogo de RPG, mas que muitas vezes não tem o devido tratamento que merece. Portanto este é um post direcionado aos jogadores iniciantes, mas também visa relembrar a importância do assunto aos mestres experientes.

Basicamente um mestre de RPG é o responsável por “montar” o jogo, estruturar desde o cenário usado, a escolha dos jogadores, os desafios, as narrativas, o destino dos personagens, o controle do bom andamento do jogo, os testes, o controle das regras, etc.. Enfim, ele é um jogador diferenciado na qual é negado ser preguiçoso para se tornar um bom mestre!

Mas há um elemento em especial que pode definir uma campanha bem sucedida ou um desastre em forma de jogo… O enredo.
O enredo é a trama na qual a história foi montada, é a história propriamente dita, a contextualização dos acontecimentos. O enredo serve como base a uma narrativa, um esqueleto que irá guiar os jogadores através aventura proposta. Sem um bom enredo a história terá grandes chances de se tornar algo sem pé nem cabeça, se tornando algumas vezes desinteressante.
Então, se um elemento é tão importante, é necessário um cuidado especial em sua concepção.
1-    O primeiro passo para se começar a criar um bom enredo se baseia no surgimento de uma ideia principal do mestre.
Você resolveu mestrar uma história de RPG, bom, mas por quê? Você provavelmente teve vontade de montar uma história para seus amigos, que surgiu de algum filme que você assistiu, alguma conversa, alguma leitura ou simplesmente essa ideia surgiu na sua cabeça.
Por exemplo, você resolveu que irá montar uma história. Organize sua ideia principal em tópicos como no exemplo a seguir:
  • Ela será no mundo medieval, sistema D&D.
  • O reino dos jogadores tem um rei e seu irmão mais novo que almeja dar um golpe e subir ao trono.
  • Enquanto isso um reino vizinho anuncia ataque iminente ao reino dos jogadores.
  • O grupo é convocado pelo rei para uma missão diplomática no reino inimigo tentando evitar o provável massacre.
  • O grupo deverá, se falhar, ajudar na elaboração de estratégias para a guerra que se aproxima.
  • O irmão do rei se aproveita disso tudo para começar a por em prática seu plano para a tomada do trono.
(O.K, mais clichê impossível, mas é só um exemplo rsrs)
Isso basta como um esqueleto inicial do enredo. Lembre-se, quanto mais CRIATIVO seu enredo, mais envolvente a história se torna-rá! Não limite suas ideias nessa fase, uma boa ideia, original (não como meu exemplo rsrs), interessante, bem-bolada é o pontapé inicial para um bom jogo!
Lembre-se no RPG é necessário um inicio, contextualizando os jogadores no tempo e espaço proposto, um meio com o desenvolvimento da história, mas não é necessário um fim!

2 – Após criado o esqueleto principal do enredo, Agora é que vem o refinamento intelectual da história. Preencha este rascunho com uma trama mais elaborada. A seguir alguns exemplos de elementos para enriquecer o enredo:
  • Invente personagens Npc’s: cada um com suas motivações, objetivos, personalidade, etc;
  • Motivações para os jogadores: tesouros, promessas de poderes, motivações pessoais combinadas previamente com os jogadores;
  • Coisas inesperadas: Sim! Surpreenda seus jogadores com fatos que não são previsíveis, viradas de jogo, personagens que eram “mocinhos” se mostram “vilões”, traições de acordos ,etc;
  • Confrontos e batalhas: Dependendo do sistema de jogo as batalhas com monstros, inimigos, criaturas são muito importantes, então “apimente” sua história com inimigos decentes para seus pc’s;
  • Investigações: Um elemento que ajuda a instigar seus jogadores, fazendo com que eles tenham que juntar pistas, resolver enigmas, descobrir coisas encobertas nas histórias, etc. Este elemento ajuda a manter a atenção dos jogadores e enriquece e muito a história, não dê todas as informações de “mão beijada”!
  • Desafios: Sempre uma boa opção para incrementar seu enredo, adicione desafios a serem superados!
  • Qualquer outro elemento que você conseguir para enriquecer a história é válido!
Neste passo (assim como em todos outros passos da criação de enredo) Não poupe sua criatividade para proporcionar uma história épica a seus jogadores!

3-    Pronto, você já está na etapa final da criação de um bom enredo. Agora vamos para a etapa dos detalhes!
Adicionar detalhes a sua história é um bom exemplo de como um mestre pode “mostrar trabalho” para deixar a história melhor. Alguns exemplos a seguir:
  • Mapas: Construa mapas para os locais que você irá usar! Isso faz com que os jogadores “entrem” na cena de forma mais fácil. Procure na internet, desenhe a mão, arrume em algum livro, enfim, um mapa detalhado, acompanhado de uma descrição do local bem feita, é capaz de fazer uma passagem qualquer de um jogo se transformar em algo com mais “magia” para os jogadores. Além de ajudar os Pc’s na hora de formular estratégias, etc.
  • Descrição de cenas batalhas e lutas: Fuja da rolação de dados sem uma interpretação dos resultados na narrativa! Cada jogada de dado pode ser narrada dentro do jogo para tornar tudo mais real e facilitar a interpretação e visualização da cena.
Um acerto no dado no meio de uma luta não deve ser dito na forma de um número (“- Ah você tirou tanto? Acertou, agora o dano…o.k, agora é minha vez…”). Descreva as manobras usadas nas batalhas! Faça seus jogadores descreverem seus movimentos! Descreva! Torne uma cena de luta mais do que apenas dados rolando, torne ela uma cena de deixar qualquer filme de ação com inveja!
Bom, poderia me estender mais em cada um dos itens, mas para não deixar o post ainda mais longo vou ficando por aqui.
Espero que essas dicas sirvam para deixar suas histórias cada vez melhores e mais divertidas, porque este é o objetivo do RPG, diversão!
Ps 1:. NADA do que foi dito aqui é regra absoluta, ou verdade irrefutável, até porque cada jogo é uma situação diferente e necessita de elementos diferentes, é necessário saber adaptar e montar um jogo com as características que melhor se encaixem com a sua ideia principal.
Ps 2: Este post foi feito para quando você não vai usar uma história pronta. Se você estiver usando uma, alguém já fez todo esse trabalho pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário