6 de maio de 2011

O vilão perfeito

Como criar um vilão odiado pelo grupo de jogadores e que será a motivação e o antagonista perfeito para os personagens em suas aventuras?

A luta entre o bem e o mal é uma constante nas aventuras de RPG. Mesmo em jogos onde os personagens são anti-heróis, como Vampiro, GURPS Cyberpunk, Shadowrun – existem personagens que incorporam o mal maior, chamado VILÃO.

Um vilão pode ser criado em cima de quatro conceitos básicos: humanidade, motivação, mistério e presença. Nem todos os vilões possuem essas quatro características, mas sempre uma ou outra será encontrada.

Humanidade: muitos vilões possuem vícios humanos. Cobiça, inveja, sede por poder. Essa característica é o que traz o vilão para perto dos personagens. Por exemplo, os dragões são muito cobiçosos e o ouro de uma cidade rica pode ser tentador.

Motivação: sempre existe algo que levou um personagem a se tornar um vilão. Pode ter sido geneticamente modificado, ter tido um trauma na juventude ou ter um distúrbio psicológico como fanatismo. Quando os jogadores entendem qual a motivação do vilão, eles podem passar a respeitá-lo como um personagem, não apenas como um inimigo a ser derrotado.

Mistério: não é uma característica importante, mas muitos vilões possuem uma neblina entre eles e os personagens. Pouco se sabe sobre eles, mas ele age por meio de emissários ou fantoches. Às vezes, o nome do vilão é a única coisa que se sabe. É ótimo para incentivar a curiosidade dos jogadores.

Presença: o vilão está declarado. Sua presença está em toda a volta. Pode ser um tirano ou apenas um rival que aparece em todos os duelos de cavalaria para te desmoralizar. Todos os conhecem, o temem ou apenas o desprezam.

Quando criar um vilão para a aventura, pense nas características que deseja para ele e como os personagens o veem no mundo do jogo. Dê a ele algumas características boas também. Em determinadas situações, precisaremos nos juntar aos nossos piores inimigos para concluir um objetivo comum.
------------------------------------------------------
Texto escrito por

Nenhum comentário:

Postar um comentário