30 de março de 2020

Gerador de Aventuras para Fronteiras do Império!

Usando o Gerador de Aventuras

O gerador de aventuras que desenvolvi anteriormente utilizava dados de 6 faces, mas como o Edge of the Empire utiliza dados especiais e dados de 10 faces (para geração de porcentagens), utilizaremos esses últimos para sortear os resultados.

Temos 6 categorias de elementos principais: Objetivo, Localidade, Antagonista, Coadjuvantes, Complicações e Recompensas. Uma aventura simples pode muito bem ser construída com apenas um elemento de cada categoria mas, se o mestre quiser criar uma situação mais complexa, ele pode colocar mais elementos de certas categorias, como dois objetivos distintos, mais complicações e diversos lugares. Não existe uma receita de bolo e é possível se utilizar dessa ferramenta de diversas formas.

Cada categoria possui uma tabela com diversos elementos elencados com valores que vão de 1 a 100. Ao escolher um elemento da categoria o mestre faz um rolamento de 1d% e anota o resultado obtido (quantas vezes quiser). No final, com todos os elementos sorteados ele terá uma visão geral do esqueleto de uma aventura (que ele poderá conduzir assim, improvisando os detalhes, ou preparar com mais calma). É claro que você pode simplesmente escolher os elementos que quiser sem sortear e usar as tabelas apenas como fonte de inspiração.

Objetivos

Os objetivos nesta tabela são voltados mais para as situações típicas para aqueles grupos de foras-da-lei que vivem nas fronteiras da galáxia realizando trabalhos variados para conseguir dinheiro, manter sua liberdade e continuar voando. Alguns objetivos são ligados, também, a questões de sobrevivência e manutenção da autonomia, tendo em vista a complicada situação do universo durante o conflite entre o Império e a Aliança Rebelde.
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Descrição
%
Descrição
01-02
Atacar uma pessoa importante
51-52
Proteger um indivíduo
03-05
Atacar uma organização
53-55
Proteger um local
06-08
Atacar uma local
56-58
Transportar um carregamento
09-10
Destruir um objeto
59-60
Carregar informações sigilosas
11-12
Atacar uma criatura
61-62
Proteger uma organização
13-15
Atacar uma comunidade
63-65
Explorar um planeta
16-18
Localizar uma pessoa importante
66-68
Explorar uma ruína antiga
19-20
Localizar uma nova rota
69-70
Descobrir a verdade sobre um boato
21-22
Encontrar um local
71-73
Explorar uma cidade
23-25
Recuperar um objeto roubado
74-75
Sobreviver a um planeta hostil
26-28
Encontrar um objeto raro
76-78
Escapar de uma prisão
29-30
Encontrar uma criatura
79-80
Fugir de Caçadores de Recompensas
31-32
Roubar uma obra de arte
81-82
Fugir do Império que os caça
33-35
Roubar um artefato antigo
83-85
Sobreviver a um desastre natural
36-38
Roubar armamento
86-88
Levar passageiros a lugar hostil
39-40
Assaltar um comboio
89-90
Vender mercadoria proibida
41-43
Roubar uma pessoa rica
91-93
Dar o golpe em alguém
44-45
Roubar informações sigilosas
94-95
Resgatar pessoas
46-47
Roubar um carregamento
96-98
Despistar organização criminosa
48-50
Roubar uma nave
99-100
Role duas vezes, combinando resultados

Antagonistas


Aqui são gerados conceitos geral para os principais antagonistas de uma história, aqueles que os personagens dos jogadores, inicialmente, estarão em oposição para alcançar o objetivo deles. Sendo membros da "escória" da galáxia, isso pode ser praticamente qualquer indivíduo.
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Descrição
%
Descrição
01-02
Lorde do Crime
51-52
Terroristas
03-05
Usuário da Força
53-55
Grupo de mercenários
06-08
Comandante Imperial
56-58
Contrabandistas de drogas
09-10
Pirata Espacial
59-60
Criatura selvagem descontrolada
11-12
Nobre enlouquecido
61-62
Caçador de Recompensas   
13-15
Líder de guilda comercial
63-65
Hutt com sede de vingança
16-18
Inquisitor
66-68
Oficial alfandegário corrupto
19-20
Assassino Imperial
69-70
Líder político local
21-22
Uma nave de combate
71-73
Grupo de escravagistas
23-25
Um robô autônomo
74-75
Raça alienígena desconhecida
26-28
Guilda de Mercadores
76-78
Enviados da CSA
29-30
Culto estranho
79-80
Pessoas inocentes tentando se defender
31-32
Criminosos sanguinários
81-82
Jedi em exílio
33-35
Força policial corrupta
83-85
Fugitivo do Império
36-38
Clã de caçadores de recompensa
86-88
Cientista testando nova arma
39-40
Forças da Aliança Rebelde
89-90
Um vírus mortal
41-43
Tripulação de nave rival
91-93
O próprio ambiente
44-45
Burocrata corrupto
94-95
Um espião imperial
46-47
Contrabandistas de armas
96-98
Um Sith
48-50
Viciado em Spice
99-100
Role duas vezes, combinando resultados

Localidade


Conceitos gerais sobre locais interessantes que podem ocorrer cenas na aventura. O ideal é gerar pelo menos 3 e pensar como esses ambientes podem influência a história deixando-a mais interessante. Eles ajudam ou atrapalham os jogadores? Eles tem perigos e característica próprias? Como posso deixá-los mais memoráveis?

%
Descrição
%
Descrição
01-02
Ruínas de uma antiga cidade
51-52
Em um planeta desértico dominado por criminosos
03-05
Base abandonada
53-55
Em uma pequena comunidade isolada
06-08
Estação especial em ruínas
56-58
Em uma cidade subterrânea
09-10
Nave abandonada em deriva
59-60
Em uma comunidade no meio da selva
11-12
Complexo Industrial Desativado
61-62
Em uma estação espacial no Outer Rim
13-15
Planeta isolado e selvagem
63-65
Em um planeta sobre o domínio dos Hutt
16-18
Planeta deserto com monstros
66-68
Em um planeta habitado por piratas
19-20
Planeta fora dos registros do Império
69-70
Em um Planeta Vulcânico
21-22
Porto Negro escondido
71-73
Em um Planeta com clima Ártico
23-25
Caverna no centro de um planeta
74-75
No meio de uma grande Nébula
26-28
Na área nobre de uma grande cidade
76-78
Em uma caverna cheia de cristais estranhos
29-30
Em um templo antigo
79-80
Em um local com radiação alta
31-32
Na sede de uma organização criminosa
81-82
Em um planeta sem gravidade
33-35
Em uma base Imperial
83-85
Em um planeta pantanoso
36-38
Na base da Aliança Rebelde
86-88
Em uma base subaquática
39-40
No submundo de uma grande cidade
89-90
Em um comboio espacial
41-43
No esgoto de uma grande cidade
91-93
Em meio a uma batalha entre o Império e a Aliança
44-45
Em um complexo industrial ativo
94-95
Em um planeta do Deep Core
46-47
Em uma instituição comercial
96-98
Em uma cidade nas núvens
48-50
Em um planeta da CSA
99-100
Role duas vezes, combinando resultados

Coadjuvantes


São personagens que não estão necessariamente em oposição ou são aliados dos personagens, podendo ser fontes de informação, ajuda ou de complicações dependendo de como os jogadores lidarem com eles. Tem um envolvimento moderado com o problema.
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Descrição
%
Descrição
01-02
Um InfoComerciante
51-52
Político local
03-05
Um trapaceiro bon-vivant
53-55
Um contrabandista conhecido
06-08
Um mercenário nobre
56-58
Um ex-militar da República
09-10
Pirata Espacial
59-60
Um Jedi em exílio
11-12
Um usuário da força escondido
61-62
Companhia de mercenários
13-15
Um cientísta
63-65
Grupo religioso
16-18
Um caçador de recompensas
66-68
Tripulação de outra nave
19-20
Um rebelde perdido
69-70
Cobaia do Império que fugiu
21-22
Um escravo se escondendo
71-73
Um comandante da Aliança
23-25
Um robô autônomo
74-75
Raça alienígena desconhecida
26-28
Um oficial do Império honesto
76-78
Enviados da CSA
29-30
Um burocrata com compaixão
79-80
Pessoas inocentes tentando se defender
31-32
Um criminoso arrependido
81-82
Selvagens isolados
33-35
Um ex-senador caçado
83-85
Fugitivo do Império
36-38
Robôs procurados
86-88
Um espião da aliança
39-40
Pessoa que quer se vingar do Império
89-90
Pessoa fugindo da vigança de um Hutt
41-43
Pessoas fugindo de dívidas
91-93
Emissário de um Lorde do Crime
44-45
Nobre local sem poderes
94-95
Um espião imperial
46-47
Capitão de uma nave
96-98
Um usuário da força do lado negro
48-50
Líder de uma guilda influente
99-100
Role duas vezes, combinando resultados

Complicações


Possíveis fontes de problemas para o grupo além do antagonista para deixar as coisas mais interessantes. Além de ter que lidar com a situação principal, essas complicações deixam a vida dos personagens mais trabalhosa.
%
Descrição
%
Descrição
01-02
Possível perda de créditos
51-52
Caçadores de recompensa
03-05
Mantimentos escassos
53-55
Outro grupo interessado
06-08
Life Support da nave falhando
56-58
Rebeldes em meio a uma operação
09-10
Antagonista com muito mais recursos
59-60
Isso atrapalha os interesses de alguma organização criminosa
11-12
Armas da nave com defeito
61-62
Burocratas querendo se beneficiar
13-15
HyperDrive da nave quebrado
63-65
Contrabandista jogando dos dois lados
16-18
Roubaram algo do grupo
66-68
Inimigo do antagonista que quer seu lugar
19-20
Documentação da nave não funciona
69-70
O local tem uma base secreta Imperial
21-22
Grande número de inocentes afetados
71-73
O local tem uma base secreta rebelde
23-25
Pessoa querida envolvida
74-75
O local tem uma base secreta criminosa
26-28
Rival afetado pede ajuda
76-78
O trabalho é uma armadilha
29-30
Cobrança de dívida
79-80
O local é sagrado para a cultura local
31-32
Selvagens descontrolados
81-82
As vítimas não são o que parecem
33-35
Tempestade furiosa
83-85
O antagonista não é o que parece
36-38
Monstro selvagem a solta
86-88
Há traidores entre os envolvidos
39-40
Vulcão ativo
89-90
Um inimigo oculto se revela
41-43
Vegetação hostil
91-93
Um inimigo se revela aliado
44-45
Atmosfera hostil
94-95
Há uma relíquia Jedi escondida
46-47
Campo de asteroides
96-98
Há uma relíquia Sith escondida
48-50
Piratas no caminho
99-100
Role duas vezes, combinando resultados

Recompensas


A recompensa mais simples de um jogo nesse estilo, obviamente, são créditos, mas nem sempre é isso que vão obter e nem sempre em uma boa quantidade (o próprio livro explica o porquê). Aqui temos alguma ideias de recompensas alternativas que podem beneficiar o grupo de alguma forma e ainda mantê-los interessados para "trabalhos" futuros.
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Descrição
%
Descrição
01-02
Grande quantidade de créditos
51-52
Local de um depósito de recursos imperiais
03-05
Um objeto valioso no mercado negro
53-55
A fraqueza de um Lorde do Crime
06-08
Mercadoria de alto valor de revenda
56-58
O esquecimento de um Hutt
09-10
Obra de arte antiga
59-60
Influência em uma cidade
11-12
Informação valiosa
61-62
Influência em uma organização criminosa
13-15
Melhoramentos tecnológicos
63-65
Título de nobreza
16-18
Armas melhores
66-68
Abrigo contra o Império
19-20
Uma nova nave
69-70
Aliado entre criminosos
21-22
Abatimento de uma dívida
71-73
Informante confiável
23-25
Limpeza de ficha criminal
74-75
Reparos necessários
26-28
Passa Livre Imperial temporário
76-78
Boa quantidade de mantimentos
29-30
Comando sobre um grupo de mercenários
79-80
Fama entre o seu povo
31-32
Favor de um lorde do crime
81-82
Favor de um Jedi em exílio
33-35
Favor de um agente Imperial
83-85
Contrato lucrativo com organização
36-38
Favor de um agente rebelde
86-88
Permissão imperial para carga restrita
39-40
Favor da CSA
89-90
Proteção de um grupo de mercenários
41-43
Favor de Burocratas
91-93
Créditos da Aliança
44-45
Fama entre contrabandistas
94-95
Aliando entre nobres de um planeta central
46-47
Informações sobre trabalhos mais lucrativos
96-98
Favor de um ex-senador
48-50
Paradeiro de um tesouro esquecido
99-100
Role duas vezes, combinando resultados


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