Usando o Gerador de Aventuras
O gerador de aventuras que desenvolvi anteriormente utilizava dados de 6 faces, mas como o Edge of the Empire utiliza dados especiais e dados de 10 faces (para geração de porcentagens), utilizaremos esses últimos para sortear os resultados.
Temos 6 categorias de elementos principais: Objetivo, Localidade, Antagonista, Coadjuvantes, Complicações e Recompensas. Uma aventura simples pode muito bem ser construída com apenas um elemento de cada categoria mas, se o mestre quiser criar uma situação mais complexa, ele pode colocar mais elementos de certas categorias, como dois objetivos distintos, mais complicações e diversos lugares. Não existe uma receita de bolo e é possível se utilizar dessa ferramenta de diversas formas.
Cada categoria possui uma tabela com diversos elementos elencados com valores que vão de 1 a 100. Ao escolher um elemento da categoria o mestre faz um rolamento de 1d% e anota o resultado obtido (quantas vezes quiser). No final, com todos os elementos sorteados ele terá uma visão geral do esqueleto de uma aventura (que ele poderá conduzir assim, improvisando os detalhes, ou preparar com mais calma). É claro que você pode simplesmente escolher os elementos que quiser sem sortear e usar as tabelas apenas como fonte de inspiração.
Objetivos
O gerador de aventuras que desenvolvi anteriormente utilizava dados de 6 faces, mas como o Edge of the Empire utiliza dados especiais e dados de 10 faces (para geração de porcentagens), utilizaremos esses últimos para sortear os resultados.
Temos 6 categorias de elementos principais: Objetivo, Localidade, Antagonista, Coadjuvantes, Complicações e Recompensas. Uma aventura simples pode muito bem ser construída com apenas um elemento de cada categoria mas, se o mestre quiser criar uma situação mais complexa, ele pode colocar mais elementos de certas categorias, como dois objetivos distintos, mais complicações e diversos lugares. Não existe uma receita de bolo e é possível se utilizar dessa ferramenta de diversas formas.
Cada categoria possui uma tabela com diversos elementos elencados com valores que vão de 1 a 100. Ao escolher um elemento da categoria o mestre faz um rolamento de 1d% e anota o resultado obtido (quantas vezes quiser). No final, com todos os elementos sorteados ele terá uma visão geral do esqueleto de uma aventura (que ele poderá conduzir assim, improvisando os detalhes, ou preparar com mais calma). É claro que você pode simplesmente escolher os elementos que quiser sem sortear e usar as tabelas apenas como fonte de inspiração.
Objetivos
Os objetivos nesta tabela são voltados mais para as situações típicas para aqueles grupos de foras-da-lei que vivem nas fronteiras da galáxia realizando trabalhos variados para conseguir dinheiro, manter sua liberdade e continuar voando. Alguns objetivos são ligados, também, a questões de sobrevivência e manutenção da autonomia, tendo em vista a complicada situação do universo durante o conflite entre o Império e a Aliança Rebelde.
%
|
Descrição
|
%
|
Descrição
|
01-02
|
Atacar uma pessoa importante
|
51-52
|
Proteger um indivíduo
|
03-05
|
Atacar uma organização
|
53-55
|
Proteger um local
|
06-08
|
Atacar uma local
|
56-58
|
Transportar um carregamento
|
09-10
|
Destruir um objeto
|
59-60
|
Carregar informações sigilosas
|
11-12
|
Atacar uma criatura
|
61-62
|
Proteger uma organização
|
13-15
|
Atacar uma comunidade
|
63-65
|
Explorar um planeta
|
16-18
|
Localizar uma pessoa importante
|
66-68
|
Explorar uma ruína antiga
|
19-20
|
Localizar uma nova rota
|
69-70
|
Descobrir a verdade sobre um boato
|
21-22
|
Encontrar um local
|
71-73
|
Explorar uma cidade
|
23-25
|
Recuperar um objeto roubado
|
74-75
|
Sobreviver a um planeta hostil
|
26-28
|
Encontrar um objeto raro
|
76-78
|
Escapar de uma prisão
|
29-30
|
Encontrar uma criatura
|
79-80
|
Fugir de Caçadores de Recompensas
|
31-32
|
Roubar uma obra de arte
|
81-82
|
Fugir do Império que os caça
|
33-35
|
Roubar um artefato antigo
|
83-85
|
Sobreviver a um desastre natural
|
36-38
|
Roubar armamento
|
86-88
|
Levar passageiros a lugar hostil
|
39-40
|
Assaltar um comboio
|
89-90
|
Vender mercadoria proibida
|
41-43
|
Roubar uma pessoa rica
|
91-93
|
Dar o golpe em alguém
|
44-45
|
Roubar informações sigilosas
|
94-95
|
Resgatar pessoas
|
46-47
|
Roubar um carregamento
|
96-98
|
Despistar organização criminosa
|
48-50
|
Roubar uma nave
|
99-100
|
Role duas vezes, combinando resultados
|
Antagonistas
Aqui são gerados conceitos geral para os principais antagonistas de uma história, aqueles que os personagens dos jogadores, inicialmente, estarão em oposição para alcançar o objetivo deles. Sendo membros da "escória" da galáxia, isso pode ser praticamente qualquer indivíduo.
%
|
Descrição
|
%
|
Descrição
|
01-02
|
Lorde do Crime
|
51-52
|
Terroristas
|
03-05
|
Usuário da Força
|
53-55
|
Grupo de mercenários
|
06-08
|
Comandante Imperial
|
56-58
|
Contrabandistas de drogas
|
09-10
|
Pirata Espacial
|
59-60
|
Criatura selvagem descontrolada
|
11-12
|
Nobre enlouquecido
|
61-62
|
Caçador de Recompensas
|
13-15
|
Líder de guilda comercial
|
63-65
|
Hutt com sede de vingança
|
16-18
|
Inquisitor
|
66-68
|
Oficial alfandegário corrupto
|
19-20
|
Assassino Imperial
|
69-70
|
Líder político local
|
21-22
|
Uma nave de combate
|
71-73
|
Grupo de escravagistas
|
23-25
|
Um robô autônomo
|
74-75
|
Raça alienígena desconhecida
|
26-28
|
Guilda de Mercadores
|
76-78
|
Enviados da CSA
|
29-30
|
Culto estranho
|
79-80
|
Pessoas inocentes tentando se defender
|
31-32
|
Criminosos sanguinários
|
81-82
|
Jedi em exílio
|
33-35
|
Força policial corrupta
|
83-85
|
Fugitivo do Império
|
36-38
|
Clã de caçadores de recompensa
|
86-88
|
Cientista testando nova arma
|
39-40
|
Forças da Aliança Rebelde
|
89-90
|
Um vírus mortal
|
41-43
|
Tripulação de nave rival
|
91-93
|
O próprio ambiente
|
44-45
|
Burocrata corrupto
|
94-95
|
Um espião imperial
|
46-47
|
Contrabandistas de armas
|
96-98
|
Um Sith
|
48-50
|
Viciado em Spice
|
99-100
|
Role duas vezes, combinando resultados
|
Localidade
Conceitos gerais sobre locais interessantes que podem ocorrer cenas na aventura. O ideal é gerar pelo menos 3 e pensar como esses ambientes podem influência a história deixando-a mais interessante. Eles ajudam ou atrapalham os jogadores? Eles tem perigos e característica próprias? Como posso deixá-los mais memoráveis?
%
|
Descrição
|
%
|
Descrição
|
01-02
|
Ruínas de uma antiga cidade
|
51-52
|
Em um planeta desértico dominado por criminosos
|
03-05
|
Base abandonada
|
53-55
|
Em uma pequena comunidade isolada
|
06-08
|
Estação especial em ruínas
|
56-58
|
Em uma cidade subterrânea
|
09-10
|
Nave abandonada em deriva
|
59-60
|
Em uma comunidade no meio da selva
|
11-12
|
Complexo Industrial Desativado
|
61-62
|
Em uma estação espacial no Outer Rim
|
13-15
|
Planeta isolado e selvagem
|
63-65
|
Em um planeta sobre o domínio dos Hutt
|
16-18
|
Planeta deserto com monstros
|
66-68
|
Em um planeta habitado por piratas
|
19-20
|
Planeta fora dos registros do Império
|
69-70
|
Em um Planeta Vulcânico
|
21-22
|
Porto Negro escondido
|
71-73
|
Em um Planeta com clima Ártico
|
23-25
|
Caverna no centro de um planeta
|
74-75
|
No meio de uma grande Nébula
|
26-28
|
Na área nobre de uma grande cidade
|
76-78
|
Em uma caverna cheia de cristais estranhos
|
29-30
|
Em um templo antigo
|
79-80
|
Em um local com radiação alta
|
31-32
|
Na sede de uma organização criminosa
|
81-82
|
Em um planeta sem gravidade
|
33-35
|
Em uma base Imperial
|
83-85
|
Em um planeta pantanoso
|
36-38
|
Na base da Aliança Rebelde
|
86-88
|
Em uma base subaquática
|
39-40
|
No submundo de uma grande cidade
|
89-90
|
Em um comboio espacial
|
41-43
|
No esgoto de uma grande cidade
|
91-93
|
Em meio a uma batalha entre o Império e a Aliança
|
44-45
|
Em um complexo industrial ativo
|
94-95
|
Em um planeta do Deep Core
|
46-47
|
Em uma instituição comercial
|
96-98
|
Em uma cidade nas núvens
|
48-50
|
Em um planeta da CSA
|
99-100
|
Role duas vezes, combinando resultados
|
Coadjuvantes
São personagens que não estão necessariamente em oposição ou são aliados dos personagens, podendo ser fontes de informação, ajuda ou de complicações dependendo de como os jogadores lidarem com eles. Tem um envolvimento moderado com o problema.
%
|
Descrição
|
%
|
Descrição
|
01-02
|
Um InfoComerciante
|
51-52
|
Político local
|
03-05
|
Um trapaceiro bon-vivant
|
53-55
|
Um contrabandista conhecido
|
06-08
|
Um mercenário nobre
|
56-58
|
Um ex-militar da República
|
09-10
|
Pirata Espacial
|
59-60
|
Um Jedi em exílio
|
11-12
|
Um usuário da força escondido
|
61-62
|
Companhia de mercenários
|
13-15
|
Um cientísta
|
63-65
|
Grupo religioso
|
16-18
|
Um caçador de recompensas
|
66-68
|
Tripulação de outra nave
|
19-20
|
Um rebelde perdido
|
69-70
|
Cobaia do Império que fugiu
|
21-22
|
Um escravo se escondendo
|
71-73
|
Um comandante da Aliança
|
23-25
|
Um robô autônomo
|
74-75
|
Raça alienígena desconhecida
|
26-28
|
Um oficial do Império honesto
|
76-78
|
Enviados da CSA
|
29-30
|
Um burocrata com compaixão
|
79-80
|
Pessoas inocentes tentando se defender
|
31-32
|
Um criminoso arrependido
|
81-82
|
Selvagens isolados
|
33-35
|
Um ex-senador caçado
|
83-85
|
Fugitivo do Império
|
36-38
|
Robôs procurados
|
86-88
|
Um espião da aliança
|
39-40
|
Pessoa que quer se vingar do Império
|
89-90
|
Pessoa fugindo da vigança de um Hutt
|
41-43
|
Pessoas fugindo de dívidas
|
91-93
|
Emissário de um Lorde do Crime
|
44-45
|
Nobre local sem poderes
|
94-95
|
Um espião imperial
|
46-47
|
Capitão de uma nave
|
96-98
|
Um usuário da força do lado negro
|
48-50
|
Líder de uma guilda influente
|
99-100
|
Role duas vezes, combinando resultados
|
Complicações
Possíveis fontes de problemas para o grupo além do antagonista para deixar as coisas mais interessantes. Além de ter que lidar com a situação principal, essas complicações deixam a vida dos personagens mais trabalhosa.
%
|
Descrição
|
%
|
Descrição
|
01-02
|
Possível perda de créditos
|
51-52
|
Caçadores de recompensa
|
03-05
|
Mantimentos escassos
|
53-55
|
Outro grupo interessado
|
06-08
|
Life Support da nave falhando
|
56-58
|
Rebeldes em meio a uma operação
|
09-10
|
Antagonista com muito mais recursos
|
59-60
|
Isso atrapalha os interesses de alguma organização criminosa
|
11-12
|
Armas da nave com defeito
|
61-62
|
Burocratas querendo se beneficiar
|
13-15
|
HyperDrive da nave quebrado
|
63-65
|
Contrabandista jogando dos dois lados
|
16-18
|
Roubaram algo do grupo
|
66-68
|
Inimigo do antagonista que quer seu lugar
|
19-20
|
Documentação da nave não funciona
|
69-70
|
O local tem uma base secreta Imperial
|
21-22
|
Grande número de inocentes afetados
|
71-73
|
O local tem uma base secreta rebelde
|
23-25
|
Pessoa querida envolvida
|
74-75
|
O local tem uma base secreta criminosa
|
26-28
|
Rival afetado pede ajuda
|
76-78
|
O trabalho é uma armadilha
|
29-30
|
Cobrança de dívida
|
79-80
|
O local é sagrado para a cultura local
|
31-32
|
Selvagens descontrolados
|
81-82
|
As vítimas não são o que parecem
|
33-35
|
Tempestade furiosa
|
83-85
|
O antagonista não é o que parece
|
36-38
|
Monstro selvagem a solta
|
86-88
|
Há traidores entre os envolvidos
|
39-40
|
Vulcão ativo
|
89-90
|
Um inimigo oculto se revela
|
41-43
|
Vegetação hostil
|
91-93
|
Um inimigo se revela aliado
|
44-45
|
Atmosfera hostil
|
94-95
|
Há uma relíquia Jedi escondida
|
46-47
|
Campo de asteroides
|
96-98
|
Há uma relíquia Sith escondida
|
48-50
|
Piratas no caminho
|
99-100
|
Role duas vezes, combinando resultados
|
Recompensas
A recompensa mais simples de um jogo nesse estilo, obviamente, são créditos, mas nem sempre é isso que vão obter e nem sempre em uma boa quantidade (o próprio livro explica o porquê). Aqui temos alguma ideias de recompensas alternativas que podem beneficiar o grupo de alguma forma e ainda mantê-los interessados para "trabalhos" futuros.
%
|
Descrição
|
%
|
Descrição
|
01-02
|
Grande quantidade de créditos
|
51-52
|
Local de um depósito de recursos imperiais
|
03-05
|
Um objeto valioso no mercado negro
|
53-55
|
A fraqueza de um Lorde do Crime
|
06-08
|
Mercadoria de alto valor de revenda
|
56-58
|
O esquecimento de um Hutt
|
09-10
|
Obra de arte antiga
|
59-60
|
Influência em uma cidade
|
11-12
|
Informação valiosa
|
61-62
|
Influência em uma organização criminosa
|
13-15
|
Melhoramentos tecnológicos
|
63-65
|
Título de nobreza
|
16-18
|
Armas melhores
|
66-68
|
Abrigo contra o Império
|
19-20
|
Uma nova nave
|
69-70
|
Aliado entre criminosos
|
21-22
|
Abatimento de uma dívida
|
71-73
|
Informante confiável
|
23-25
|
Limpeza de ficha criminal
|
74-75
|
Reparos necessários
|
26-28
|
Passa Livre Imperial temporário
|
76-78
|
Boa quantidade de mantimentos
|
29-30
|
Comando sobre um grupo de mercenários
|
79-80
|
Fama entre o seu povo
|
31-32
|
Favor de um lorde do crime
|
81-82
|
Favor de um Jedi em exílio
|
33-35
|
Favor de um agente Imperial
|
83-85
|
Contrato lucrativo com organização
|
36-38
|
Favor de um agente rebelde
|
86-88
|
Permissão imperial para carga restrita
|
39-40
|
Favor da CSA
|
89-90
|
Proteção de um grupo de mercenários
|
41-43
|
Favor de Burocratas
|
91-93
|
Créditos da Aliança
|
44-45
|
Fama entre contrabandistas
|
94-95
|
Aliando entre nobres de um planeta central
|
46-47
|
Informações sobre trabalhos mais lucrativos
|
96-98
|
Favor de um ex-senador
|
48-50
|
Paradeiro de um tesouro esquecido
|
99-100
|
Role duas vezes, combinando resultados
|
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