O país vive um tempo de mudanças e modernização. O desenvolvimento urbano, comercial, industrial e social é grande. Os Tokugawa consolidaram seu controle sobre um Japão reunificado, mantendo um poder sem precedentes sobre o imperador, a corte, todos os daimyos, e sobre as ordens religiosas. Isso garantiu anos de paz e força ao xogunato Tokugawa.
Os samurais (5% da população) desfrutam da paz dedicando-se às artes, ao Bushido e execução de seus deveres burocráticos. Samurais, artesãos e mercadores vivem em cidades construídas em volta dos castelos dos daimyos, cada um tendo uma parte específica da cidade para residir e sempre em disputas de status.
Um código de leis foi criado para regular as casas dos daimyos. O código abordava desde questões simples como usos e costumes até tipos de armas e número de tropas permitidas em suas terras. Era proibida a construção de navios com capacidade de navegar em mar aberto e obrigada a adesão ao sistema Sankin Kotai (A família do daimyo mora em Edo (Tokyo), e o daimyo reveza sua residência anualmente entre suas terras e Edo).
Embora os daimyos não fossem oficialmente taxados com impostos, eles eram regularmente taxados com contribuições para o apoio logístico e militar e para obras públicas como castelos, estradas, pontes, e palácios. Os vários regulamentos e taxações não só fortaleciam os Tokugawa, mas também esgotavam as riquezas dos daimyos, consequentemente os enfraquecendo como uma ameaça para a administração central. Os feudos, que no passado eram domínios altamente militarizados, tornaram-se meras unidades administrativas.
Um maior controle foi mantido sobre os daimyos na era Tokugawa, existindo a seguinte hierarquia entre eles:
*Shinpan: Os mais próximos da casa dos Tokugawa (casas aparentadas). São vinte e três daimyos parentes diretos de Leyasu (fundador do xogunato). Os shinpan possuem os títulos mais honorários e postos de conselheiro. O clã Hyuuga é Toshiba são desta classe.
*Fudai: Na segunda classe ficam os daimyos recompensados pelos serviços prestados e fidelidade comprovada. Membros da classe representavam a maior parte dos ofícios mais importantes. O clã Katsumoto pertence a esta classe.
*Tozama: Noventa e sete feudos formavam o terceiro grupo, os tozama ("vassalos de fora"), ex-inimigos e novos aliados. Os tozama ficam em sua maioria nas periferias do arquipélago. Por serem pouco confiáveis, são comandados com mais cautela e tratados generosamente, embora tenham sido excluídos de cargos no governo central. O temido clã Toyota faz parte desta classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário