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Wraith: The Oblivion é um jogo de RPG de
horror gótico pertencente à linha Storyteller, publicada pela White
Wolf nos EUA. Os Wraiths (Aparições) são mortos inquietos, pessoas
com assuntos inacabados que morreram antes que pudessem resolvê-los
na terra. Estes arquétipos são utilizados como forma de compor
experiências, aprender sobre as necessidades e frustrações básicas
humanas. Isso é um jogo, então sua função é divertir. É
importante salientar que este cenário é o mais denso de todos e que
utilizar esse desespero de perder a esperança, não tornou o jogo
mais fácil de ser compreendido. E jogado.
Esse cenário faz parte de um grupo de cenários
que compõem um mundo chamado de O Mundo das Trevas. Outros títulos
que compõem a linha são: Vampiro: A Máscara; Lobisomem: O
Apocalipse e outros.
No Brasil o jogo é conhecido como Aparição:
O Limbo.
O Oblivion - O Limbo
Lá está O Oblivion, O Limbo
O Oblivion ou O Limbo é o abismo do esquecimento
eterno, para onde irão os mortos quando seus nomes forem apagados do
livro da criação. É onde habita o nada. O limbo fica no centro do
Mundo Inferior.
Como entender a Morte
A morte é o medo do nada, é o medo do
esquecimento, da obliteração. É disso que esse jogo trata, do
desespero de estar morto e do medo transformado em pesadelo. O terror
de que das possibilidades nefastas e morbidas que esse estado pode
causar. Assim, quando um jogador imagina um morto inquieto, uma
Aparição, seguem determinadas características mínimas:
- Seus grilhões são conexões mais fortes ao
mundo real, são elas que os prendem ao mundo dos vivos: pessoas,
lugares e as coisas.
- Suas paixões são declarações de objetivos
consistentes que os liga ao mundo dos vivos: vingança, proteção e
outros. Próximo de morrer pode-se sentir a presença morbida da
decomposição e da aproximação do Limbo.
Mundo Inferior
Indo direto para o Mundo Inferior
É o lugar do habitat dos mortos inquietos e é
para lá que vão quando os humanos morrerem. É composto por vários
lugares, a Tempestade, a ilha de Estígia (e outras mais distantes) e
nas Regiões Sombrias as Necrópoles e as Cidadelas. Algumas pessoas
quando morrem não passam por esse mundo, transcendendo no momento da
morte e por isso não são vistas por estes lugares. Outros lugares
importantes:
Vislumbrar as Regiões Sombrias
Nestas regiões os mortos podem conviver com os
vivos sem interagir com eles, não conseguem tocar e nem serem
ouvidos.
Fugir de onde está A Tempestade
Quando o universo foi criado, diziam que quando os
humanos começaram a utilizar de sua imaginação e suas ideias,
pensamentos formaram o mar onde agora é A Tempestade. Segredos,
lembranças, tristeza e desespero borbulham de lá. A Tempestade é
como o mar que separa a ilha de Estígia e as Regiões Sombrias (onde
vivem os vivos)
Habitar as Necrópoles, Cidadelas e Nulidades
A Necrópole é uma cidade real habitada por
Aparições, pode ser uma biblioteca ou um hotel amaldiçoado. Ela é
localizada nas Regiões Sombrias. Nulidades são buracos de onde a
tempestade pode derramar sua podridão. Serve como caminhos para
vagar entre os reinos.
Morar em Estígia
É a maior ilha do Mundo Inferior, é em Estígia
que vivem a maioria dos mortos inquietos, é lá que se concentram o
resto das Guildas de Aparições e os Barqueiros.
Mistérios
Antes das guildas de aparições serem desfeitas,
elas devotavam seu conhecimento às artes da morbidez. As guildas
davam títulos aos seus seguidores. Esses nomes depois intitulavam as
aparições que dominavam determinada arte. Os mistérios são:
Argos: Este mistério facilita que uma
aparição trafegue, encontre atalhos e viaje com segurança pela
Tempestade. As aparições que dominam este mistério são
considerados Batedores.
Castigo: É a forma encontrada pela
aparição de punir e drenar o poder da Sombra. As aparições
dotadas deste mistério são considerados Confessores.
Encarnar: Permite invadir o mundo dos vivos
e sentir suas influências, como o cheiro e o calor. Aparições que
possuem esse mistério são chamados de Inspetores.
Fatalismo: Através deste mistério pode-se
sentir e ler a marca do destino na alma. Possuidores deste mistério
são oráculos.
Habitar: Uma aparição com este mistério
pode habitar e sintonizar o objeto. As aparições que possuem esse
mistério são considerados artífices.
Lamúria: Este mistério interfere no mundo
do vivo e dos mortos, influenciando emoções profundas. Aparições
que possuem esse mistério são chamados de Bardos.
Teia da Vida: Através deste mistério uma
aparição pode reconhecer a ligação de outra com o mundo dos
vivos. Estas aparições são os Monitores.
Modelar: É a arte de modelar o plasma
imaterial a bel prazer. Aparições que possuem esse mistério são
considerados Masquers.
Insulto: Através deste mistério uma
aparição pode insultar a realidade, tocando o mundo dos vivos com a
força sinética. Aparições dotadas deste mistério são Estranhos.
Pandemônio: São aparições de reputação
terrível, afetam o mundo dos vivos com o caos. As aparições que
fazem isso são Poltergeist.
Fantasma: É o mistério que possibilita
levar a alma dos vivos para uma jornada fora do corpo. Aparições
que usem esse mistério são considerados Sandmen.
Manipulação: É a arte viciante e
proibida da possessão. Aparições que utilizam demasiadamente deste
mistério são considerados Manipuladores.
Usura: Este mistério acelera a morte e
fornece energia vital, o Pathos, para uma aparição. São as
aparições chamadas de Usuários.
Para utilizar o mistério, uma aparição
necessita usar o Pathos que retira de suas paixões mortais.
A Sombra
A Sombra é o lado negro de uma aparição.
Ver também
Para inspiração dos Espectros
Cenobitas
Hellraiser
Para inspiração de cenários
Mundo Inferior
A Divina Comédia
Para inspiração de histórias e ambientações
Silent Hill
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