Texto publicado por André Cruz no site "O Velhinho do RPG".
Lá vamos nós com as dicas de mestre
novamente. Desta vez irei abordar como os jogadores podem contribuir
melhor com uma sessão de RPG através de uma melhor participação de seus
personagens na aventura. Para isso estarei me baseando no artigo de “11 ways to be a better roleplayer“ publicado no blog “Look, Robot“, escrito por Grant
em 2013. Em seu artigo o autor enumera 11 pequenas coisas que podem
fazer a diferença quando estamos jogando RPG, contribuindo para a
história avançar em seus objetivos e a sessão ser mais divertida para
todos. Melhor do que traduzir pura e simplesmente o artigo irei analisar
cada item destacado por ele procurando ver em nossa realidade de mestre
e jogador as situações demonstradas e comentá-las.
1 – AJA SEMPRE.
Pensar em quais são os objetivos do seu
personagem, e tomar ações para alcançá-las, é uma das primeiras dicas de
Grant, e tenho que concordar com ele. É muito chato estar em uma mesa
de jogo, narrando uma aventura, e ter que ficar dizendo para o jogador o
que ele tem que fazer. Imaginar-se na aventura, na situação na qual seu
personagem se encontra, e tomar decisões por ele, é uma das primeiras
coisas que qualquer roleplayer tem que ter em mente quando se sentar
para jogar uma sessão de RPG. Ficar aguardando o mestre perguntar o que
você deve fazer e dar ainda as alternativas cansa e torna a aventura uma
sessão de questionário sobre o que o personagem faria ou não.
2 – MOSTRE O QUE SEU PERSONAGEM É E O QUE FAZ.
Não adianta você combinar com o mestre
como é seu personagem, escrever aquele prelúdio de várias páginas, se na
hora da sessão você não atuar como seu personagem e ficar sentado mudo
no canto. Se ele gosta de música, demonstre isso. Se ele é curioso,
demonstre curiosidade. Ninguém conhece seu personagem, e sim você,
jogador. Se você não apresentá-lo, e isso não deve ser feito lendo a
história ou o prelúdio dele mas através de pequenas ações no jogo, ele
passará desapercebido na sessão e ninguém se lembrará dele.
3 – NUNCA CONTRADIGA UMA AÇÃO.
Não tente negar a ação tomada por outro
jogador, ou pelo mestre. Ao invés disso mantenha a ação rolando. A
negativa no jogo, ou seja, quando se tenta anular uma ação anterior
através da sua, é algo muito ruim para o jogo e para os amigos que estão
tentando apenas se divertir. O que geralmente acontece nessas situações
é que rola uma discussão entre jogadores, ou entre jogador e mestre,
que é desnecessário para a sessão. Ao invés de negar uma ação, construa
algo a partir daquela. Fica mais interessante e mais divertido.
4 – ASSUMA O CONTROLE DO SEU PERSONAGEM.
Essa dica é mais voltada para jogadores
que gostam de dizer simplesmente que seus personagens não fariam
determinada ação e pronto. Ao invés de simplesmente dizer isso, seria
interessante para a aventura colocar uma questão moral naquela ação,
como o porquê ele está fazendo aquilo, quando na verdade seus padrões de
conduta dizem o contrário. Como exemplo o autor cita a obra “O Senhor dos Anéis” e o personagem Frodo, que apesar de preferir ficar no Condado teve que colocar a mochila nas costas e ir em direção a Mordor para salvar o mundo.
5 – NÃO PREJUDIQUE OS OUTROS JOGADORES.
Aqui vai uma dica que, apesar de não ser
muito respeitada em muitas mesas que já vi, deveriam ser mais seguidas.
Evitem roubar o item da mochila do outro jogador, preparar uma armadilha
para ele, deixar morrer, etc, somente porque você não gosta de outra
pessoa, ou porque acha que será engraçado para a sessão, porque pode
criar problemas. O principal problema será desviar o foco da aventura
para esses joguinhos mentais entre dois ou mais jogadores na mesa ao
invés de resolver o problema proposto pela aventura. Além de criar
problemas entre jogadores o restante dos participantes da mesa se
sentirão menos atraídos a jogar novamente da próxima vez.
6 – CONHEÇA O SISTEMA.
Essa é uma dica primordial. Conhecer o
sistema de jogo, suas regras, seus atalhos, ajuda e muito no
roleplaying. Isso porque você irá saber dos limites do seu personagem e
como reagir em determinadas situações da aventura. Mas o principal aqui
é: NÃO DISCUTA REGRAS! Ser advogado de regras é um dos papeis mais
chatos que existe em uma mesa de jogo. Deixe o mestre conduzir a
aventura, e no final, se você tiver alguma observação, converse com
todos sobre o que você acha que estava errado. Eu sempre estou
corrompendo as regras quando acho que elas estão atrapalhando o ritmo da
história, e elas não devem ser discutidas durante a ação.
7 – CONCENTRE-SE NO JOGO.
Essa dica é para os jogadores que gostam
de ficar na mesa com celular ao lado postando em redes sociais, mandando
mensagens, atendendo ligação de amigos, e fazendo outras coisas do que
prestar atenção na narrativa e no que está acontecendo na aventura. Isso
é chato, é falta de educação e de respeito com todos que se propuseram a
jogar. Muitos deixaram de fazer algumas coisas para estarem ali, e você
não dá a atenção necessária ao grupo. É muito chato ter que ficar
aguardando o jogador terminar de falar ao telefone, repetidamente, e ter
que a todo momento explicar onde parou a ação e o que aconteceu até
ali. Preste atenção ao jogo!
8 – NÃO SEJA DESAGRADÁVEL.
Em tese a sessão de RPG é feita para
reunir amigos e se divertir durante algumas horas, esquecendo nosso
dia-a-dia de trabalho, deveres, stress, etc. Então não tem sentido ser
desagradável com as pessoas que estão sentadas com você na mesa para
jogar. Discussões, provocações e brigas devem ficar fora de uma boa
sessão de RPG, e pedir desculpas quando sentir que foi grosseiro com
alguém é uma regra de boas maneiras.
9 – SEJA UM CONTADOR DE HISTÓRIAS.
Não espere que apenas o mestre seja o
contador de histórias na mesa, mas ajude na sessão narrando sua ação
também. Dizer apenas qual seria sua ação é algo muito mecânico e sem
graça. Narre sua ação, entre no clima da aventura. Uma das coisas que
mais gosto no estilo narrativo-colaborativo de jogar RPG é isso, a
possibilidade de TODOS serem narradores um alguma parte da aventura.
Entre no clima e ajude o mestre a contar sua história.
10 – ACEITA SUA FALHA.
Eu entendo que falhar durante uma ação na
aventura é chato, mas já que falhou, transforme sua falha em algo legal
pra aventura. Nem sempre falhar significa que a aventura vai se tornar
menos interessante, ou será um completo fracasso. Se você nunca jogou
Fiasco talvez não entenda, mas acredite, pode ser divertido falhar. Não
tente reverter sua falha apenas para ver sua ação dar certo. Falhou?
Narre sua falha, aproveite-a na aventura, torne memorável ou
interessante para a história. Explore as consequências de sua falha, e
não seja um pé no saco pedindo pra rolar o dado novamente.
11 – JOGUE E DIVIRTA-SE
Lembre-se porque você e seus amigos se
reuniram naquele dia pra jogar e procure se divertir. Você não está ali
para se auto-afirmar, nem para brigar com ninguém, nem para criar
confusão, mas simplesmente para participar de uma aventura na qual seu
personagem faz parte e pode ser uma peça importante da história que está
sendo contada. Você não é a estrela única naquela aventura, mas faz
parte de um grupo, portanto procure agir em conjunto. O RPG não tem
vencedores ou perdedores, mas apenas pessoas que se reuniram para ouvir
uma boa história e jogar uma sessão ao lado dos amigos. Deixe a diversão
comandar tudo.
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