NOVA YORK — Quando era um jovem imigrante crescendo em Nova Jersey, o
escritor Junot Díaz se sentia marginalizado. Mas esse sentimento se
dissipou de alguma forma em 1981, quando ele estava na sexta série.
Junto com alguns amigos, que também tinham raízes em reinos distantes —
Egito, Irlanda, Cuba e República Dominicana — foi “completamente
sugado”, diz, por “um conceito radical: um jogo de interpretação”, na
forma do “Dungeons & Dragons”.
Jogando “D&D” e seus contos
com missões heroicas, “as crianças podiam viajar”, disse Diaz, de 45
anos, numa entrevista por e-mail, além de “viver aventuras, triunfar,
serem poderosas, falhar e passar por experiências impossíveis no mundo
real”. “Para nerds como nós, o ‘D&D’ foi um horizonte mais amplo”,
acrescenta. O jogo funcionava como “uma espécie de tutorial de
narrativas”.
Agora o muito popular e muito ridicularizado
“Dungeons & Dragons”, o primeiro RPG comercial, completa 40 anos. No
“D&D”, os jogadores se sentam em volta de uma mesa, não uma tela de
vídeo. Juntos, usam mapas desenhados a mão e bonecos em miniatura para
contrar histórias de bravos e espertos protagonistas como feiticeiros
élficos e guerreiros anões que exploram cavernas e enfrentam orcs,
trolls e devoradores de mentes. Dados dos mais variados formatos e
enormes livros de regras ajudam a determinar o resultado história, que
vai se formando de acordo com as decisões dos jogadores.
Para
alguns escritores, especialmente aqueles que cresceram nos anos 1970 e
1980, todo aquele tempo perdido em volta da mesa valeu a pena. O
“D&D” ajudou a dar o primeiro impulso em suas vidas criativas. “Foi
uma forma de narrativa que formou vários tipos de escritores”, argumenta
Díaz.
A liga de ex-jogadores inclui o autor de “ficção estranha”
China Miéville (“The city & the city”); Brent Hartinger (autor de
“Geography club”, um romance sobre adolescentes gays e bissexuais); o
escritor de ficção científica e literatura jovem Cory Doctorow; o poeta
Sherman Alexie; o comediante Stephen Colbert; e George R.R. Martin,
autor de “Game of thrones” (que ainda gosta de RPG). Outros que também
foram influenciados, na televisão e no cinema, são Robin Williams, Matt
Groening (“Os Simpsons”), Dan Harmon (“Community”) e Chris Weitz
(“American pie”).
Com o lançamento de uma nova versão de “Dungeons
& Dragons” nesta terça-feira, e livros de regras mais avançados
programados para os próximos meses, outra geração de futuros escritores
pode encontrar inspiração nos mapas de calabouços e castelos cheios de
segredos.
Díaz, professor no Massachusetts Institute of
Technology, o MIT, diz que seu primeiro romance, o vencedor do Pulitzer
“A fantástica vida breve de Oscar Wao”, foi escrito “em homenagem ao
tempo em que eu jogava”. Oscar, o protagonista, é um “fanático por RPG”.
Querendo se tornar o J.R.R. Tolkien da República Dominicana, ele
escreve “dez, 15, 20 páginas por dia” de ficção inspirada em fantasia.
Mesmo
nunca tendo se tornado um escritor de fantasia, Días atribui seu
sucesso, em parte, aos “primeiros anos profundamente envolvido em
narrativas fantásticas”. Com o “D&D”, garante, “aprendeu muito sobre
a essência da narrativa, sobre como dar espaço para o leitor
participar”. Nos jogos, Días normalmente era o Mestre, o narrador
que define as regras e o destino dos jogadores.
O papel do mestre
num jogo de RPG é criar um mundo crível com uma história de fundo,
aventuras para os jogadores e opções para viradas na narrativa. A função
exige habilidades variadas como as de um diretor teatral, pesquisador e
psicólogo — todas importantes para um escritor.
O
que torna as história do “D&D” diferentes de romances e outras
narrativas é sua natureza de improviso e interação. O roteiro é decidido
em grupo. Como um jogador, “você precisa convencer os outros de que sua
versão da história é interessante e válida”, diz Jennifer Grouling,
professor de inglês na Ball State University. Ela estudou jogadores de
“D&D” para seu livro “The creation of narrative in tabletop
role-playing games”.
Se um mestre de jogo cria um “mundo tedioso
com um enredo pouco interessante”, diz, os jogadores podem ir numa
direção completamente diferente. Da mesma forma, como juiz o mestre pode
vetar as decisões dos jogadores. “Acredito que o ‘D&D’ pode ajudar a
desenvolver a capacidade de trabalhar e escrever em grupo”, acrescenta.
Jennifer
também cita um “senso de controle sobre as histórias” como uma das
razões pelas quais as pessoas gostam de RPGs. “O ‘D&D’ está
completamente na imaginação e as regras são flexíveis. Não existem as
mesmas limitações da ficção, ou mesmo de videogames”, diz.
Um
romance é algo terminado, escrito, editado e publicado. No ‘D&D’, o
roteiro é sempre fluido; qualquer coisa pode acontecer.
O
dramaturgo e roteirista David Lindsay-Abaire, de 44 anos, autor da peça
“Rabbit hole”, vencedora do Pulitzer, diz que o “D&D” “remonta a um
modo primitivo de contar história”, que é ao mesmo tempo “imersivo e
interativo”. Para ele, o mestre de jogo lembra um “narrador tribal que
reúne todos em torno do fogo para contar histórias sobre heróis, deuses e
monstros”.
“É um evento comunal, vivo, onde tudo pode acontecer a qualquer momento.”
Lindsay-Abaire
diz que organizar aventuras de RPG esteve entre “as primeiras
experiências com escrita” que teve. E que o jogo ensinou não apenas
sobre enredos, mas também sobre desenvolvimento de personagens.
Para
Díaz, “quando as garotas entraram na equação de uma forma séria, o jogo
ficou de lado”. Mas ele diz que ainda sente falta das aventuras de
“D&D” e sente que o RPG deixou um legado.
“Não sei se teria conseguido passar de leitor a escritor com facilidade se não fosse o jogo”.
Gostei do blog!
ResponderExcluirObrigado Amanda.
ResponderExcluirTento dar prioridade nas traduções de materiais que não serão lançados pelas editoras brasileiras.