Essas dicas serão mais útil para campanhas e aventuras usando os sistemas D&D, Old Dragon, Pathfinder, Barebones, Might Blade e outros parecidos.
Muitos DM adoram (ou odeiam) mortos vivos. Pessoalmente eu adoro (e muito) esses queridos corpos e almas em estado de semi-vida. Sempre que eu tenho alguma dúvida sobra qual tipo de monstros colocar em uma aventura aonde ainda tem “espaço” sobrando, mortos vivos se encaixam perfeitamente.
Na maioria de sistemas existem uma variedade inacreditável de criaturas, e nos que não tem bestiários ou livros do tipo, nada mais fácil do que adaptar nossos queridos seres decompostos para adicionar em nossa aventura de RPG de mesa.
Infelizmente, conforme o grupo vai ficar cada vez mais forte, usar esqueletos e zumbis fica cada vez menos prazeroso de serem usados ( e são os que eu mais adoro! ). Claro que você poderia usar templates ou simplesmente aumentar suas características para aumentar o desafio dos encontros e batalhas mas mesmo assim depois de um tempo os heróis serão muito fortes para usar eles de qualquer forma.
Bem, reuni aqui 5 dicas para mudar como você pode usar esses queridos mortos vivos sem mente em suas campanhas, não importando o nível de seus heróis.
1) Hive Mind
O grupo se movia em silencio pelo cemitério tomando todo o cuidado para desviar dos zumbis. Do nada e sem aviso cada zumbi para e se vira para eles. Como uma única criatura eles começam a atacar o grupo numa turba de corpos.Mortos vivos de nível baixo geralmente não são muitos espertos. Eles podem ser enganados ou mesmo ignorados com algum planejamento antecipado. Mas e se alguma inteligência superior controlasse as mentes de um exercito de mortos vivos com um simples pensamento? Imagine um poderoso Necromante ou um morto vivo inteligente e muito poderoso que possa controlar massas de mortos vivos normalmente inúteis como marionetes, Do nada, um encontro que normalmente seria desviado não poderá ser mais. Um campo repleto de criaturas antes não tão perigosas agora se torna algo muito mortal porque eles agem com uma única consciência. Presumindo que os PC percebam isso, eles terão que tentar eliminar esses zumbis que agem como um único ser para tentar alcançar o real mestre. E caso não percebam…bem, boa sorte.
2 ) Caçadores
Ajudados por magia, os heróis se movem sem serem detectados pelo campo. Os zumbis não podem nem vê-los nem ouvi-los graças as magias de proteção do Mago. Contudo, assim que eles param para tentar achar a direção correta, um dos mortos vivos se vira e vai em direção a Druida. É quase como se eles pudessem perceber ela através do véu magico.A maioria dos mortos vivos ira atacar os vivos por nenhum outro motivo além deles estarem vivos, mas e se os mortos vivos tivessem a habilidade de detectar algo além de sons e cheiros? E se os mortos vivos pudessem perceber de uma maneira que permitissem detectar uma vitima em potencial? Isso poderia ser um sentido magico inato, um faro para energias arcanas ou algo mais sinistro. Talvez as energias negativas reajam tão forte com as energias divinas que ele poderia achar aqueles que usam essa energia dos deuses? Esses mortos vivos, por alguma razão, agem como caçadores. Eles têm uma maneira de achar suas vitimas especificas e ataca-las. Isso tem o potencial de ser muito perigoso e poderoso se usado corretamente. PC que encontrarem mortos vivos caçadores logo irão perceber que apenas fugir das criaturas não será suficiente em curto prazo e eventualmente os caçadores irão achar aqueles que eles procuram. Com sorte, os PC irão querer descobrir porque os mortos vivos quem um tipo especifica de presa e porque ganharam essa habilidade o que pode levar a uma incrível campanha.
3) Apenas seguindo ordens
Para conseguirem escapar dos guardas, os heróis tiveram que passar pelas catacumbas da velha igreja. As alcovas estão ocupadas por restos mortais e esqueletos. O Clérigo e o Paladino resmungam uma reza em respeito aos seus Deuses antes de passar. Entretanto quando o Guerreiro avança sem rezar os esqueletos se levantam e atacam ele.Apenas porque alguns mortos vivos são sem mente, não quer dizer que eles não podem ser ensinados ou forçados a seguir ordens básicas e especificas. ( talvez queira dizer sim, mas poxa, vamos quebrar barreiras ). Normalmente, o PC espera que se entrar numa lugar com mortos vivos, ele será atacado, mas e se não for assim? E se os mortos vivos puderem fazer mais coisas? E se eles tivessem instruções especificas? Talvez eles tenham tido a ordem de não atacar ninguém que carrega certo símbolo? Talvez ele fosse ordenado a atacar todos os homens e deixar as mulheres em paz? Dando instruções básicas para mortos vivos sem mente, fará os PCs terem duvidas durante o encontro o que só fara o mesmo ser ainda mais divertido. Um zumbi que não pode atacar ninguém que usa manto vermelho certamente será estranho. Esse comportamento imprevisível faz a criatura ser um pouco mais perigosa, mas e principalmente mais interessante.
4) Item Inteligente, morto vivo burro
Nas profundezas da catacumba o caminho começa a ficar cada vez mais estreito. Conforme o grupo vira uma esquina eles dão de cara com um grupo de esqueletos. Por sorte o grupo terá de enfrentar apenas dois esqueletos por vez já que o corredor não deixa mais espaço. Os esqueletos lutam bem melhor do que o esperado, no entanto, cortando o grupo com espadas flamejantes. Quando os dois esqueletos finalmente caem os dois de rás rapidamente pegam as armas caídas e continuam a lutar com o grupo.Parecido com o Hive Mind, você pode fazer mortos vivos sem mente continuar sem mente e apenas introduzir um item mágico inteligente para guiar eles. Equipar mortos vivos mais fracos com itens mágicos poderosos fará eles se tornarem automaticamente inimigos mais poderosos. Adicione alguma inteligência ao item e você terá algo realmente diabólico. Isso não é algo que a maioria dos PCs pensaria em combater. Assim que o morto vivo em posse do item cair em batalha, outro monstro sem mente ocupa seu lugar como dono do item que irá continuar usando sua pequena horda contra os PCs. Eventualmente ( espero ) o grupo irá perceber quem realmente é seu oponente e tentará impedir outros mortos vivos de terem acesso ao item para facilitar o combate. Até perceberem, se divirta.
5) Possessão
Achando que haviam derrotado todos os mortos vivos da área, os PC resolvem retomar o folego depois do combate. Entretanto, um dos corpos mais perto se levanta e ataca! Ele luta bem, como se nem mesmo tivesse sido recentemente derrotado mas mesmo assim logo ele cai. Alguns segundo depois outro corpo se levanta. “ PORQUE ELES NÃO NOS ATACAM AO MESMO TEMPO?” Grita o guerreiro levantando cansado sua espada larga.Lutar contra alguns monstros de uma vez só não é tão mal assim, mas e se um novo oponente se levantasse sempre que um aliado caísse em combate sempre que você derrotasse um monstro? Um espirito inteligente que poderia habitar e controlar um corpo de um morto vivo poderoso é um oponente BEM perigoso. Talvez seja meio complicado ajustar a mecânica disso mas acredito no potencial de todos ( ou se muito pedirem posso fazer algumas adaptações para seus sistemas preferidos ). O segredo para o DM é definir bem as limitações do espirito antes de jogar essa criatura contra o grupo.
Os ataques contra o corpo invadido pelo espirito tem algum impacto contra o espirito? Podem os PCs escolher atacar um ou outro caso saibam sobre a segunda entidade? Talvez quando o espirito se mova de um corpo para o outro, apareçam sinais da mudança? Talvez o espirito precise descansar ( mesmo que seja um round ou dois ) antes de poder entrar em outro corpo?
Deixando as mecânicas de lado, essa é outra maneira de fazer os PCs julgarem uma situação de forma totalmente errada, e na minha experiência, esse tipo de surpresa com relação aos mortos vivos é a melhor opção para um bom susto e muita emoção no encontro. Alias, um espirito pode ser bem irritante, mas e se o encontro contar com 5 ou 6 espíritos do mesmo tipo e muitos corpos para eles habitarem? Além dos espíritos conseguirem a força extra dos zumbis, ele ainda teriam a inteligência pra usar táticas e até mesmo se comunicar entre eles e o grupo. Imagine um zumbi que fala com você enquanto tenta te infectar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário