Dicas para deixar aquele seu personagem idiota ainda mais memorável
(por José Bones, RPGames Brasil)
Neste post iremos falar da burrice de alguns personagens. Isso mesmo! Se fala muito sobre bom senso, estratégia e outras coisas espertas, mas a estupidez, o outro lado da moeda, as vezes fica totalmente esquecida, marginalizada. Mas seja por falta de pontos, azar nos dados ou pura e simplesmente como uma característica marcante do seu personagem, ela é algo corriqueira em nossas mesas de RPG. Então, aqui vão alguns mandamentos seguidos por aqueles de pouca inteligência. Assim, você poderá entender o que se passa nas suas cabeças ocas.
1º Mandamento dos Burros: Bom Senso Não Serve Para Nada.
Para que elaborar planos demorados, se você pode agir agora? Enquanto os magos e os ladrões ficam horas a fio discutindo sobre como entrar naquele castelo, você já poderia estar matando alguns guardas lá dentro. É uma questão de dizer ou agir conforme a primeira coisa que vem na sua cabeça. Você não precisa fazer isso no ato, a não ser que o seu personagem também seja impulsivo, como veremos mais adiante. Apenas se mantenha fiel à ideia bruta, sem pensar nas consequências das suas ações. Um bom exemplo é a destruição causada pelo Groo aonde quer que ele vá.
2º Mandamento dos Burros: Um Burro Nunca se Considera Burro.
Ninguém nunca acha que é idiota, a não ser as pessoas sábias. O dito “Só sei que nada sei” de Sócrates confirma esta teoria. Um burro sempre irá opinar e agir conforme o seu raciocínio tosco. E por se achar sabichão, ele poderá até “tentar” fazer coisas sem ter o mínimo conhecimento sobre elas. Um exemplo deste tipo de burro é o Homer Simpson, que sempre se ferra tentando levar a melhor. Se o seu personagem é daqueles que não opina durante a formulação de um plano por não ser tão esperto, definitivamente ele não é burro. Ou ele é tímido, ou então tem uma inteligência no mínimo mediana.
3° Mandamento dos Burros: Burrice Sozinha é Bobagem.
Geralmente, ninguém é simplesmente burro. Quase sempre a burrice “comba” com outras características ou aspectos da personalidade. Bons exemplos são a teimosia, impulsividade, excesso de confiança, megalomania, mal humor, fúria e sorte, entre outros. Estes aspectos têm o poder de “temperar” ainda mais a estupidez do seu personagem. Um bom exemplo era um personagem meu: Tharull, o Cruel, um Minotauro-Muçulmano-Gladiador-Megalomaníaco. Quando ele entrou no grupo, um demônio chamado Kalistor já havia varrido o chão com os PCs duas vezes. Um dia, enquanto todos elaboravam um plano para derrotá-lo, ele sugeriu chegar lá e acabar com a raça dele. Quando o grupo se recusou, dizendo ser perigoso, ele respondeu: “Isto não é nada para Tharull, o Cruel. Tharull mata um Kalistor, dois Kalistor... (então ele para e começa a contar nos dedos) ... TRÊS KALISTOR!!!!” E nem sempre precisam ser desvantagens. Forrest Gump era um retardado que além de seguir tudo ao pé da letra, era pra lá de sortudo.
4° Mandamento dos Burros: Você é Burro, Não suicida.
É sempre bom saber a hora de parar. Ainda mais porque a estupidez mata mais do que a espada, como costumamos dizer no nosso grupo. Levar a burrice até as últimas consequências inevitavelmente leva à morte ou à destruição de tudo aquilo que prezamos. Já tive vários bons personagens com a inteligência de um tijolo. Iinfelizmente, todos eles tiveram uma morte trágica e por algum motivo imbecil. Não que você tenha que sacrificar a interpretação do seu personagem apenas para salvar o seu pescoço. Em POUQUÍSSIMAS exceções, um burro não irá enfrentar um grupo de dez salteadores sozinho e empunhando apenas uma adaga, ou pular de um despenhadeiro para saber a sua altura exata. Além do mais, você, Jogador, provavelmente seja um pouco mais inteligente que o seu PC. Por isso, trate de resguardá-lo sempre que possível. Por exemplo, se o seu personagem é do tipo que bate primeiro e pergunta depois, providencie para ele uma boa armadura ou uma boa quantidade de Pontos de Vida. Assim ele poderá literalmente quebrar a cara com mais segurança.
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